*O primeiro caso diagnosticado de um portador sadio de uma doença infecciosa foi Maria Mellon. Irlandesa, trabalhava como cozinheira em casas de família em Nova York em 1906. Ela albergava a cronicamente a bactéria salmonela, causadora da Febre Tifóide, e foi responsável pela contaminação de cerca de 57 comensais, sendo que 3 foram a óbito. A pessoa que realizou essa descoberta foi George Soper, Engenheiro sanitário, contratado pela prefeitura de NY para promover uma reforma sanitária na cidade. Maria Mellon pode ser considerada uma mártir. Ela foi encarcerada durante 26 anos num presídio em NY, para evitar a contaminação. A imprensa local apelidou-a de “Maria tifosa” e, até a sua morte em 1938, apenas pode receber visitas de religiosos locais.
*No dia 8 de outubro de 2.008 estará sendo comemorado o cinqüentenário do primeiro implante de marca-passo cardíaco. O primeiro paciente foi o sueco Arne Larsson falecido em 2.002. Ele teve que substituir o seu marca-passo 25 vezes e veio a falecer aos 86 anos. Rune Elmqvist (1906-1996) foi o inventor do marca-passo e Ake Senning (1915-2000) realizou a primeira cirurgia de colocação do marca-passo.
*Antonio Von Leeuwenhoek foi um cientista singular. Nascido em 1632, em Delft, Holanda, aonde viveu durante 90 anos e não teve nenhuma formação acadêmica. Tinha como hobby o desenvolvimento e o uso de microscópios, tendo possuído mais de 500. Ele abriu um novo mundo inteiramente desconhecido, o mundo microscópico. Ele fez descobertas muito importantes, tais como a primeira descrição das hemácias, bactérias, espermatozóides e muitos outros elementos celulares. Talvez seja o leigo com o maior número de publicações científicas, centenas, todas em revista de grande impacto médico para a época.
quinta-feira, 20 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário