quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Vivendo e aprendendo

As montanhas muito altas são sempre cobertas de neve
Você já parou para pensar no tamanho do nosso planeta? A Terra é imensa e tem lugares muito diferentes entre si.
Há algumas regiões em que não chove, enquanto em outras chove muito e todos os dias. Há onde se morra de calor e onde se congele de frio...
Veja os lugares mais altos, quentes, frios, chuvosos e secos do planeta.
Nas alturasO lugar mais alto do planeta fica na Ásia, entre a China e o Nepal. É o Everest, montanha com 8848 metros. Aliás, é justamente no continente asiática que se encontram os lugares mais altos do mundo. Lá também estão o K2, entre o Paquistão e a China, com 8611 metros, e o Kanchenjunga, entre o Nepal e a Índia, com 8597 metros.
O nosso continente, a América do Sul, tem também grandes picos e montanhas, ainda que bem mais baixos do que os asiáticos. As maiores alturas sul-americanas estão entre Chile e Argentina: o Aconcágua tem 6959 metros e o Ojos del Salado tem 6880 metros.
O ponto mais alto no Brasil é o Pico da Neblina, em Roraima, com "apenas" 3014 metros, menos da metade das montanhas mais alta de Chile e Argentina.
Na América do Norte, os lugares mais altos são o McKinley, nos EUA, com 6194 metros, e o Logan, no Canadá, com 5959 metros. Na África, o Kilimanjaro, com 5895 metros, na Tanzânia, é o ponto mais alto do continente.
A Europa é o continente "mais baixo". O Monte Elbrus, na Rússia, tem 5642 metros e o Mont Blanc, entre França e Itália, tem 4807 metros.
Muuuuito quente, muuuuito frioNós, brasileiros, estamos acostumados ao calor, já que nosso País é quente, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Mesmo assim, geralmente não aguentamos se a temperatura passa dos 40ºC.
Imagine um lugar onde os termômetros já chegaram a marcar 58ºC!!! Na cidade de El Azizia, no país africano da Líbia, em 13 de setembro de 1922, a temperatura chegou aos 58ºC! Haja água!
Por outro lado, a temperatura mais fria já registrada no planeta foi de 89,2ºC abaixo de zero!!! Esse frio todo aconteceu na estação Vostok, na Antártica, em 21 de julho de 1983. Brrrrrrrr!!!
Já na ilha americana do Havaí está localizado o monte Waialeale. Lá é o ponto onde mais chove em toda a Terra!!! Chega a chover 350 dias por ano, isto é, chove 8400 horas por ano!
Enquanto no Havaí chove demais, no nosso "vizinho" Chile existe um deserto, chamado Atacama, onde não caiu uma gota de chuva durante 1571 anos (de 400 a 1971)!!!

Nenhum comentário: