quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Você sabia?

Os primeiros escravos negros foram trazidos para o Brasil em 1538 por um certo Jorge Lopes Bixorda. Calcula-se que, desde então e até 1865, quando o tráfico foi finalmente proibido, entraram no país cerca de 15 milhões de escravos.

A primeira cidade a ter iluminação pública na América Latina foi Campos, Estado do Rio de Janeiro. As luzes de suas ruas acenderam-se no dia 24 de julho de 1883. A segunda cidade brasileira a substituir os lampiões de gás foi Juiz de Fora, Minas Gerais, em 5 de setembro de 1889.

A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no Rio Grande do Norte, apesar da proibição de que mulheres se envolvessem em política. Sua vitória foi possível apenas depois de um recurso judicial.

Em 1940, quando foi reeleito pela terceira vez, o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt recebeu a carta de um menino cubano que o cumprimentava e lhe pedia, como lembrança, uma nota autografada de 10 dólares. O menino chamava-se... Fidel Castro. Ele próprio.

Fernando de Noronha é tanto nome do arquipélago como da principal ilha, entre as 20 que o constituem. Descoberto por Gonçalo Coelho em 1503, o arquipélago foi doado ao comerciante de pau-brasil Fernão de Noronha como a capitania hereditária de São João, a primeira a ser criada no Brasil. Foi possessão holandesa de 1635 a 1654, e francesa, em 1737, retornando então aos portugueses.

Sabe-se apenas o nome de três das 13 caravelas que compunham a esquadra portuguesa que descobriu o Brasil: São Pedro, comandada por Pero de Ataíde, El-Rei comandada por Sancho de Tovar e (Anunciada), comandada por Nuno Leitão. Das demais, sabe-se quem as comandou mas não o nome que tinham.

A crença de que grandes generais são bons jogadores de xadrez é mito. Muitos nem sabem mover as peças. Napoleão Bonaparte, gênio no campo de batalha, era jogador medíocre e desonesto. Ao sentir-se derrotado, fazia lances ilegais, que os adversários não tinham coragem de contestar, temerosos de represálias.

Nenhum comentário: