sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A arte de mentir

Por Bruno Cavalcanti
Mentir é um fator inerente à humanidade. Desde o sorriso diário, até o artificial "Tudo bem..." que respondemos automaticamente quando perguntam como estamos, é uma comprovação de que a gente mente tanto que nem sente...
Porém, alguns mais espertos saem do convencional e desenvolvem com astúcia a Arte de Mentir. Pra que estudar por cinco anos atrás de um diploma, apenas para obter o nível superior de escolaridade, se pode-se encontrar à venda o mesmo diploma no mercado-negro? Pra que suar a camisa por anos para construir a fama, se é possível criá-la da noite para o dia, bastando ser convincente?
Pra piorar ainda mais, há muitos invejosos pelo mundo, que vivem unicamente para destruir a imagem dos outros, de forma que, quanto mais tempo se leva para criar uma fama, mais chances e oportunidades surgem para que alguém crie um boato que jogue todo o seu trabalho latrina abaixo! E veja bem o poder que uma mentirinha qualquer, feita por um zé-ninguém tem: ela derruba todos os méritos e todo o esforço! A verdade é tão frágil! Começa a entender o poder da mentira?
Imagine a seguinte analogia: se a fama e a história se conquista com o passar dos anos, com muito sacrifício, onde cada tijolo custa uma gota de sangue, basta então que você saia por aí com uma caminhonete roubando o tijolo dos outros, construindo em pouco tempo seu palácio de inverdades verídicas.
Enfim, esqueça princípios, valores e orgulho, porque tudo isso são álibis para que você não queira ser você. Não há mais espaço para esses ideais no século 21 - reivindique suas conquistas!
PS: Só não esqueça que, quanto mais você mentir, mais coisas terá para lembrar...

Nenhum comentário: