sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dicas de português - não erre mais

POR QUE
Expressão formada pela seqüência de preposição + pronome interrogativo ou relativo. Utilizada em perguntas diretas e indiretas; em frases afirmativas/negativas e exclamativas; em títulos de obras/artigos. Equivale a por qual razão / por qual motivo. Exemplos:
Por que está tão difícil a captação de recursos?Vocês entenderam agora por que é importante ler bons textos?Sabes por que ela não veio? Sinceramente, não sei por que ela não veio.Por que navegar na Internet, eis a nova questão.Sempre me pergunto por que a inflação está voltando a esse patamar.Teve de explicar aos superiores por que acontecera outro acidente.Ninguém entende por que você o abandonou.Vamos verificar por que as vendas estão caindo nesse setor.
POR QUE PARAR DE FUMAR
Por que formar uma miniempresa - anote dez razões.
Observe que a palavra razão ou motivo pode estar apenas subentendida ou aparecer claramente na frase:
Se pago, quero saber por que (motivo) pago.O cliente teve de explicar por que (razão) atrasou o pagamento.Houve um engarrafamento, daí por que nos atrasamos. [ = daí o motivo pelo qual ]Não consigo entender por que razão foram descontados os dias de greve.Eis os motivos por que eles parecem tão felizes.
Por quê?!. & quê?!.
O monossílabo átono ‘que’ passa a ser tônico em final de frase. Acentue-o, portanto, antes do ponto (final, de interrogação ou de exclamação):
Obrigado. - Não há de quê.O prefeito convocou uma reunião mas não compareceu ninguém, só Deus sabe por quê.Quem foi à festa adorou. Você não quer descobrir por quê?Correr tanto pra quê?!Ela é especial, sabes por quê?Qual o quê! Isso é pura intriga
.
PORQUE
Conjunção explicativa ou causal, substituível por pois, uma vez que, já que, porquanto, ou pelo fato de que, como (caso dos dois últimos exemplos):
Não foi ao treino porque não se sentia bem.Ele se sente meio confuso porque não leu a matéria com concentração.Por que foram a juízo? Porque estavam cheios de razão.Abandonou o curso de pós-graduação porque, tendo de dar aulas à noite e trabalhar de manhã, sentiu-se no limite.Ela, sim, soube a razão do confisco, porque além do cargo tinha outros poderes.Porque o fumo é plantado em lombas, as mudas nem sempre podem ser replantadas em terreno contínuo. Porque a onça caça à noite é difícil registrar seus hábitos.
PORQUÊ
Acentuado, numa palavra só e antecedido de artigo - agora é substantivo masculino, pluralizável, com o sentido de motivo, causa, razão ou indagação:
Não entendo o porquê da rejeição.O Congresso precisaria analisar o porquê de tantos desmandos. É difícil achar respostas para todos (os) nossos porquês.


Dicas de Maria Tereza Piacentini

Nenhum comentário: