Por: Letícia Zioni Gomes
Para a psicóloga Bernardete Oliveira Campos, da Clínica de Psicologia da PUC SP, o mais crítico nesse mau-hábito é transmitir uma ausência de valores pessoais e de amor-próprio. "Ao ceder sempre e abrir mão de suas preferências, você perde sua individualidade", considera Bernardete. "Saber estabelecer limites é sinalizar quem você é e quais os seus valores", diz.
O mesmo se aplica no ambiente de trabalho. "Deixar claro o que você pode e o que não pode fazer é uma forma de adquirir credibilidade e respeito", acredita a psicóloga. A maneira com que você encara os pedidos que lhe são feitos revela seu nível de maturidade profissional."Quem nunca diz não acaba construindo a imagem da pessoa sempre disponível, que renega o próprio trabalho para ajudar o outro. A primeira vista, parece louvável, mas o mais provável é que essa pessoa não consiga administrar todas as obrigações", pondera Bernardete.
O resultado: estresse por responsabilidades acumuladas e angústia por abrir mão dos próprios princípios. Mudar parece sempre muito difícil e, com certeza, você não vai conseguir ser mais assertiva e confiante da noite para o dia. Mas antes de perder as esperanças de um dia ter coragem para dar um basta naquela sua amiga que sempre pede para você comprar tudo para ela no SEU cartão de crédito, reflita sobre as dicas e conselhos de Bernadete Oliveira Campos. Isso pode ser o primeiro passo para você se sentir muito melhor, mais querida e mais respeitada e, finalmente, aprender a dizer não...com elegância!
- Primeiro passo: avalie a situação-problemaDiante de cada situação que você julgue constrangedora, reflita sobre quais suas verdadeiras responsabilidades e obrigações;
- Tome coragem, respire fundo e diga "não"Se o pedido ou sugestão vai contra seus ideais, não pense duas vezes em dizer não. A chance de você se arrepender depois é grande;
- Treine diante do espelhoSeja gentil e educado. Além de não se sentir tão mal por dizer "não", você evita que a pessoa se indisponha com sua resposta;
- Use a inteligência emocional: reconheça logo de cara os sentimentos do outroDemonstre que você sabe da importância do pedido, mas que mesmo assim não poderá acatá-lo;
- Exponha com a calma possível os seus motivosExplique sem hesitar o porque de você estar dizendo "não". É uma forma de mostrar que você quer ser útil, mas tem outras obrigações no momento. Nessa justificativa, você deve ser sucinto, evitando longas explicações. Direto ao ponto, sempre; NUNCA, jamais aproveite o momento para dizer tudo o que pensa;
- Não deixe a conversa degringolar, mantenha o foco no pedidoLembre-se: o que está em discussão é o pedido e não o afeto ou a qualidade da relação. Por isso, não deixe a conversa disparar por outros caminhos. Negocie o pedido. Se você não pode naquele momento - e já se justificou - é possível que em outra hora você possa acatar. Mas lembre-se: só faça isso quando tiver certeza de que está disposta a realizar o pedido;
- Não tenha medo de parecer ser firmeSeja sempre direto na resposta. Além de marcar sua personalidade, não abre espaço para a conversa desviar para assuntos carregados de emoção. É só um pedido que foi recusado, nada pessoal;
- Mostre que mesmo dizendo "não" você se importaProponha soluções. Mostre-se disposto a ajudar, mas não da forma como a pessoa quer, da maneira que é possível, viável e mais confortável para você;
- Coragem, está quase acabandoMuitas vezes a agonia de manter o "não" é tanta que a gente desiste e aceita. Esta é, sem dúvida, a pior alternativa: vai fazer você sentir-se pior ainda e, ainda, estabelece um padrão ruim de comunicação. No fundo, é como se você dissesse para o outro: se você insistir muito eu vou acabar cedendo. Por isso, siga até o fim com sua decisão. Dizer não e voltar atrás pode ser pior do que negar logo de inicio.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
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