terça-feira, 22 de setembro de 2009

Você pode contribuir para salvar nossos mangues:

Mangue
O manguezal é um ecossistema único na natureza, além de ser um berçário de muitos animais tem toda uma função de manter o equilíbrio ambiental de nosso planeta. É base da cadeia alimentar marítima. Também é fonte de lazer e renda de muitas pessoas pobres das comunidades ribeirinhas e praianas.
Manguezal do RN
Apesar de ter toda uma tutela legal que o protege, todo o mangue do Rio Grande do Norte tem sido alvo constante de agressões. Agora a indústria de camarão (carcinicultura) tem sido a principal vilã devastadora e poluidora de nossos mangues. Um flagrante que não há como esconder,veja no site www.escandalodomeioambientern.cjb.net que a coisa é de cortar coração.
Maior acidente ambiental do RN
Em julho de 2007, aconteceu o maior desastre ecológico em rios do RN. A mortandade de quarenta toneladas de peixes, crustáceos (caranguejo, siri,...) e moluscos (ostras,...) no rio Potengi, em Natal, capital do estado. Foi até notícia no jornalismo da Rede Globo. Alem da perda ecológica, vimos o drama de centenas de famílias que tinham o rio como a principal fonte de alimento e renda, quando dali pescavam ou caçavam.
A vergonha dos órgãos ambientais
Passados esses anos, praticamente nada foi feito, os viveiros de engorda do camarão exótico continuam vergonhosamente ocupando nossos mangues. As autoridades do estado não têm interesse em mudar essa situação criminosa. O Ibama local é co-responsável por todos esses crimes. Tem o poder de polícia de resolvê-los e não o faz. O órgão ambiental estadual (Idema) não é diferente.
Quem somos
Lutamos voluntariamente nessa causa desde 1998, fizemos muito, mais ainda é muito pouco frente ao poder econômico e politiqueiro de nossas “autoridades”.
Você pode ajudar e fazer a diferença
Ajude-nos a Salvar Nossos Mangues, seja de que forma for, denuncie, passe essa mensagem adiante, divulgue:
Site: http://www.escandalodomeioambientern.cjb.net/
Blog: http://sosmanguern.zip.net/
Atenciosamente
Professor Rogério Câmara
Coordenador do "Movimento SOS Mangue do RN"

Nenhum comentário: