O início de tudo
por Mário Curcio, Seção: Opinião
Outro dia, uma das repórteres da casa pediu ajuda ao Jornal do Carro. Queria confirmar a idade do primeiro automóvel e onde teria surgido. Como se trata de uma informação valiosa, a gente resolveu partilhar com os amigos leitores.
Já se vão mais de 120 anos desde o início de tudo. O pioneiro é este triciclo de Karl Benz. O veículo nasceu na Alemanha há mais de 120 anos (é de 29 de janeiro de 1886). Seu motor já era um quatro-tempos a gasolina.
Utilizava ignição elétrica e era alimentado por carburador. Tinha apenas um cilindro e desenvolvia pouco menos de 1 cavalo a "incríveis" 400 rpm (como comparação, uma simples Honda CG 125 produz 12,5 cv a 8.250 rpm).
Talvez a palavra “bonito” não seja a mais apropriada. O termo “poético” cabe melhor, tanto pela produção artesanal como pela semelhança com os antigos veículos de tração animal (rodas grandes e várias peças de madeira). Mas é um marco, não há dúvida.
por Mário Curcio, Seção: Opinião
Outro dia, uma das repórteres da casa pediu ajuda ao Jornal do Carro. Queria confirmar a idade do primeiro automóvel e onde teria surgido. Como se trata de uma informação valiosa, a gente resolveu partilhar com os amigos leitores.
Já se vão mais de 120 anos desde o início de tudo. O pioneiro é este triciclo de Karl Benz. O veículo nasceu na Alemanha há mais de 120 anos (é de 29 de janeiro de 1886). Seu motor já era um quatro-tempos a gasolina.
Utilizava ignição elétrica e era alimentado por carburador. Tinha apenas um cilindro e desenvolvia pouco menos de 1 cavalo a "incríveis" 400 rpm (como comparação, uma simples Honda CG 125 produz 12,5 cv a 8.250 rpm).
Talvez a palavra “bonito” não seja a mais apropriada. O termo “poético” cabe melhor, tanto pela produção artesanal como pela semelhança com os antigos veículos de tração animal (rodas grandes e várias peças de madeira). Mas é um marco, não há dúvida.
Fonte: Jornal do Carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário