terça-feira, 7 de outubro de 2008

Qual foi o grande perdedor político no RN nas eleições de 2008?



Hoje a tarde no senadinho o clima foi mais de reflexão. O assunto mais badalado foi qual o político que mais perdeu e quem mais ganhou neste pleito. Nosso senadinho velho de guerra de vez em quando analisa com bastante sabedoria os acontecimentos políticos de nossa terra. Vejamos o consenso dos presentes na tarde de hoje: o grande perdedor foi o Senador Garibaldi Alves, Presidente do Senado. Alega-se que com tanta pujança, não só do cargo que exerce, mas pela sua própria história, com um somatório de vitórias: Deputado Estadual, Prefeito, Governador, Senador... Não conseguiu reeleger o sobrinho, Vereador Geraldo Neto. Figura querida, bem relacionado na sociedade natalense. Vereador atuante, gozando de bom conceito dos seus pares, num clima de excelente harmania dentro da Câmara. É bem verdade, que na operação impacto foi envolvido numa rede de arrasto, embalado ao toque de acusações que nada foi provado contra ele, apenas suposições. Não foi motivo para um julgamento popular, pois se assim fosse, muitos que estavam na linha de frente na operação impacto, não teriam sido reeleitos.
A verdade é outra. Estou me lembrando que em 2004 na eleição para vereador em Natal, um neto de Aluisio Alves foi também candidato a Vereador, não se elegendo. E num programa de televisão, se não me engano na TV Assembléia, o jornalista perguntava ao exministro o porquê dele não ter conseguido eleger o neto. Ouví dele a resposta mais humilde de um político, não elegi porque não tive prestígio.
O segundo que mais perdeu foi o Prefeito Carlos Eduardo Alves. Enquanto Garibaldi fica com mandato, Carlos Eduardo, além de não fazer seu sucessor, fica sem, correndo o risco da borracha do tempo apagá-lo do nosso cenário político.

Nenhum comentário: