quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Curiosidades na eleição de 2008

Mais votados estão em São Paulo e no Rio
Em todo o país, eles foram eleitos com idade entre 89 e 17 anos; PMDB foi o campeão entre vereadores
Com quase 102 milhões de votos válidos computados, 51.225 vereadores foram eleitos em todo o Brasil. O PMDB foi o partido que se saiu melhor, com 8.363 eleitos, e São Paulo foi a cidade com os candidatos mais votados.O PMDB, partido que mais elegeu prefeitos, também foi o que mais consagrou os vereadores, com 8.363 eleitos. O PMDB é seguido de longe pelo PSDB, com 5.825 eleitos, e pelo PP, com 5.078. O Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficou em quinto lugar no ranking, com 4.090 vereadores eleitos.No outro extremo da lista, os partidos de esquerda PSTU e PCO foram os únicos a não eleger nenhum candidato. O Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi o que menos venceu, elegendo 13 candidatos em todo o País.Os mais votadosComo já era esperado, os 20 vereadores mais votados do Brasil foram eleitos nos dois maiores colégios eleitorais do País: São Paulo e Rio de Janeiro. Na lista, estão nomes que conseguiram garantir mais quatro anos na Câmara Municipal e outros mais conhecidos por suas atividades fora da política. Em São Paulo, o ex-secretário estadual de Educação Gabriel Chalita (PSDB) recebeu o maior número de votos do País: 102.048. O segundo lugar também ficou na capital paulista com o vereador Goulart (PMDB), com 90.054 votos. Mais conhecido pelo sucesso nos palcos, o apresentador e cantor de pagode Netinho de Paula (PCdoB) foi favorecido pelo sucesso e obteve 84.406 votos, sendo o terceiro vereador mais votado do Brasil.Candidata mais votada no Rio, a tucana Lucinha (PSDB) ficou em sexto lugar na lista nacional, recebendo 68.799. A democrata Rosa Fernandes (DEM) foi reeleita com 64.259 votos, sendo a segunda mais votada no Rio e a oitava no País.A lista dos 20 mais bem colocados ainda conta com nomes conhecidos, como o ex-judoca Aurélio Miguel (PR), com 50.804 votos, o ator Stepan Nercessian (PPS), com 50.532 votos, e a filha de Anthony e Rosinha Garotinho, Clarissa Garotinho (PMDB), com 42.062 votos.Algumas caras conhecidas do público não tiveram tanta sorte, no entanto. Os ex-BBBs Tatiane "Pink", "Didi Brother" e "Alberto Cowboy", por exemplo, não conseguiram a esperada eleição. "Pink", do DEM, teve 4.256 votos em Salvador. "Didi" e Alberto conseguiram pouco mais de 500 votos em Recife e Belo Horizonte, respectivamente.

72 anos de diferença
Setenta e dois anos separam as datas de nascimento dos vereadores mais velho e mais novo eleitos no País. Aos 89 anos, Antonio Ferreira da Silva, do PSDB, é o político mais velho a ser eleito. Nascido em 1919, Ferreira conseguiu a vaga de vereador na cidade de Cedro, no Ceará, com 904 votos válidos, segundo o TSE.Em Aspásia, cidade do interior de São Paulo com 1.581 eleitores, o jovem Renan Medeiro Venceslau, de apenas 17 anos, foi eleito com 62 votos. Segundo prevê o artigo 14 da Constituição, a idade mínima exigida para ser eleito vereador é de 18 anos. Já para prefeito e vice-prefeito, é preciso ter pelo menos 21. Como Venceslau completará a maioridade em dezembro, ele poderá tomar posse em janeiro.
A maioria dos vereadores eleitos no Brasil, no entanto, é composta pela faixa etária de 36 a 45 anos, com 19.459 candidatos vencedores. Os jovens de até 25 anos e as pessoas acima de 65 são minoria entre os eleitos.
(Fonte: Gazeta web.)

Nenhum comentário: