segunda-feira, 28 de julho de 2008

Verdade ou mentira

O arroz não deixa o saleiro entupir
Verdade. Em dias ou ambientes úmidos, o arroz ou feijão têm a capacidade de absorver a umidade do ar, impedindo que o sal fique molhado e não passe pelos furos do saleiro.
O açúcar ajuda a conservar melhor o pão
Verdade. Uma das capacidades do açúcar é reter a água das massas. Esse processo prolonga a maciez do miolo, prolonga sua conservação, evitando que o pão fique duro rapidamente.
Passar a aliança no olho cura o terçol
Em termos. O terçol é uma inflamação em glândulas na pálpebra que produzem gordura. A melhor maneira de eliminar a inflamação é fazer uma compressa quente. Esfregar uma aliança na mão e colocá-la na área inflamada funciona como se fosse a compressa, só que de maneira muito menor. Mas, usar uma gaze ou um algodão é, segundo os médicos, mais higiênico e muito mais rápido.
Tomar um susto acaba com o soluço
Verdade. O soluço acontece quando a glote se fecha por causa de espasmos na respiração e, ao mesmo tempo, o diafragma se contrai. Por isso, medidas que possibilitem que o diafragma volte a funcionar normalmente são eficazes. Tomar um susto libera uma substância chamada adrenalina, que inibe a contração do diafragma, regulariza seu funcionamento e acaba com o soluço. Respirar em um saco de papel, tomar água com nariz tampado e ficar sem respirar aumentam o nível de gás carbônico no sangue e também colocam o diafragma nos eixos, acabando com o problema.
Passar álcool ajuda a passar a dor de garganta
Falso. Não há qualquer indício clínico que um lenço embebido em álcool ajude na cura de uma dor de garganta. O aquecimento da região por causa do álcool provoca uma sensação de bem estar provisória, que pode acabar sendo associada à cura dos sintomas. Além disso, o lenço com uma alta concentração de álcool pode causar intoxicação e queimaduras na pele.
O chiclete demora 7 anos para ser digerido
Falso. O chiclete é digerido pelo estômago e pelos intestinos assim que é engolido, como qualquer alimento. Não demora mais tempo nem gruda em algum órgão do corpo, provocando a morte, como outro mito costuma afirmar.
Animais podem prever desastres naturais
Verdade. Os animais podem prever desastres, pois têm mais sensibilidade auditiva e de percepção de pressão. No caso de um terremoto ou de um maremoto, por exemplo, os animais conseguem sentir a pressão diferente do habitual, e são capazes de captar os sinais eletromagnéticos que as rochas produzem ao se romperem. Outro fator que deixa os animais à frente dos seres humanos na previsão de desastres é sua audição. Os seres humanos captam ondas sonoras entre 1 mil e 4 mil ciclos por segundo (cps). Os homens não são capazes de escutar nada acima de 20 mil CPS. Cães e gatos, no entanto, são capazes de ouvir até 60 mil CPS, enquanto ratos, golfinhos e baleias chegam a 100 mil.
Canja de galinha ajuda a curar a gripe
Verdade. A canja de galinha é servida a pessoas com gripes e resfriados por causa de dois elementos: a combinação do calor com um tipo de aminoácido da carne de galinha. O calor é importante para auxiliar na expectoração do muco. O aminoácido, chamado cisteína, liberado da carne quando cozida, faz com que o muco se torne menos espesso, e acaba agindo da mesma maneira que os xaropes descongestionantes.
Fonte: toca da raposa

Nenhum comentário: