sexta-feira, 18 de julho de 2008

Dicas de português - não erre mais

Nunca diga:- Menas (sempre menos);
- Iorgute (iogurte);
- Mortandela (mortadela);
- Mendingo (mendigo);
- Trabisseiro (travesseiro);
- Cardaço (cadarço);
- Asterístico (asterisco);
- Meia cansada (meio cansada);E lembre-se:
- Mal - Bem;
- Mau - Bom;
- Trezentas gramas (a grama pode ser de um pasto). Se você quer falar de peso, então é o grama: trezentos gramas;
- Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade);
- Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa);
- O certo é basculante e não vasculhante, aquela janela do banheiro ou da cozinha;
- Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino !
- A casa é geminada (do latim geminare = duplicar) e não germinada que vem de germinar, nascer, brotar;
- O peixe tem espinha (dorsal) e não espinho. Plantas têm espinhos;- Homens dizem obrigado e mulheres obrigada;
- "Faz dois anos que não o vejo" e não "Fazem dois anos...";
- "Havia muitas pessoas no local" e não "Haviam muitas...";
- "Pode haver problemas" e não "Podem haver..."
;- Problema e não poblema ou pobrema;
- A partir e não À partir
- Para eu fazer, para eu comprar, para eu comer e não para mim fazer, para mim comprar ou para mim comer... - Mim não conjuga verbo, apenas "eu, tu, eles, nós, vós, eles").

Nenhum comentário: