domingo, 25 de novembro de 2007

Para refrescar a memória (TRANSCRITO)

Esquema contra INSS
PF divulga a lista de presos em operação contra fraude
por Claudio Julio Tognolli
A Polícia Federal divulgou, nesta quarta-feira (10/10), a lista dos presos da Operação Via Salária. Mais nomes estão aparecendo por conta da perícia feita nos documentos e objetos apreendidos na operação, desencadeada no último dia 4, na cidade Mossoró, no Rio Grande do Norte. O esquema de fraudes era praticado contra o INSS da cidade há pelo menos um ano. Envolveu funcionários, dentre eles o próprio gerente-executivo da agência, intermediários, advogados e beneficiários.
Segundo investigações da PF, a quadrilha contratava pessoas para participar do esquema e requerer benefícios junto à Previdência Social. Algumas delas, após serem beneficiadas, eram “promovidas” a condição de aliciadoras. Foram identificados interessados que procuravam servidores para obter facilidades na habilitação e concessão de benefício mediante pagamento de propina.
Os agenciadores agiam em conjunto ou isolados. Os documentos montados seriam entregues aos servidores envolvidos. O prejuízo aos cofres da União foi estimado em aproximadamente R$ 4 milhões, segundo a análise de benefícios previdenciários tomados por amostragem.
Os presos na operação foram recolhidos em celas improvisadas, pois a cadeia pública de Mossoró não possui estrutura adequada para recebê-los. Uma das presas já estava detida por tráfico de drogas. Os presos que possuem nível superior foram transferidos para uma sala de aula do 2º Batalhão da PM
.

Nenhum comentário: