domingo, 25 de novembro de 2007

Jornal: O Mossoroense

Beneficiários do "esquema do INSS" gostavam da facilidade e passavam a ser aliciadores

Desde a última quinta-feira em Mossoró que o que mais se comenta é o escândalo envolvendo funcionários e beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Dados confidenciais, fotos e os mais variados fatos estão se tornando de utilidade pública. Logo após a apresentação da operação, intitulada de "Via Salária", o chefe da delegacia da Polícia Federal, Angelino Alves, informou vários detalhes das investigações e confidenciou que alguns envolvidos passavam de beneficiados para aliciadores.
De acordo com os dados da PF, a quadrilha arregimentava pessoas a participarem do esquema, requerer benefícios junto à Previdência Social. Algumas dessas pessoas após serem beneficiadas passavam a aliciadoras. Verificou-se ainda pessoas que procuravam servidores buscando facilidades na habilitação e concessão de benefícios mediante pagamento de propina.
Entre os trabalhos dos agenciadores foi percebido que eles agiam em conjunto ou isoladamente. Os documentos montados seriam entregues aos servidores envolvidos, que aprontavam os processos, comunicavam aos intermediários alguma pendência ou solicitavam a presença dos interessados para assinar os requerimentos de benefícios e informavam a diferença dos valores gerados na concessão e por fim a provável data do pagamento.
A Polícia Federal do RN recorda a população para o fato de que os trabalhos de investigação continuarão em busca de outras fraudes, tornando-se uma rotina de conduta. Também foi informado que todos os benefícios suspeitos estão sendo reanalisados e quem estiver recebendo valores fraudulentos e forem identificados serão indiciados, podendo ser até presos.
Dessa forma a PF solicita que se alguém estiver nessa situação (recebendo benefício fraudado) que se apresente voluntariamente antes de ser convocado. No caso de apresentação voluntária os envolvidos não serão presos e poderão ter a chance de se redimir na Justiça.

Nota do blog do senadinho: "Poderia verificar se aqui em Natal o beneficiado está virando cabo eleitoral"?.

Nenhum comentário: