sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Veja essa:

Brasileiro não entende de corrupção
Caras, vocês já notaram o absurdo que esta aparecendo nos jornais e na televisão???
Dizem que Dilma continua na frente nas pesquisas pois "o brasileiro não entende de corrupção, o brasileiro não consegue entender os casos de propina que afetam o governo federal"... cá entre nós, desde quando brasileiro não entende de corrupção???
O problema não é que o brasileiro não entenda de corrupção, o problema é que o brasileiro NÃO LIGA para corrupção. Nossos padrões morais estão tão ruins que sequer nos importamos mais com isso. Claro que existem exceções, claro que existem indignados, mas a verdade é que boa parte da sociedade não liga muito para isso.
Acontece que o Brasil NÃO É um país com liberdade econômica. Aqui quase tudo é feudo ou cartório. Num ambiente tão pouco competitivo como esse, as pessoas tem enorme dificuldade para vencer por conta própria. Resultado: a grande maioria das pessoas é obrigada a se associar a grupos. Ou seja, o sucesso individual acaba atrelado ao sucesso do grupo a que se pertence. Logo, ao invés de valorizar o mérito individual, o brasileiro (mesmo o honesto) é obrigado (por questões de sobrevivência) a lutar pelo grupo.
Quando a sociedade não se baseia em mérito individual, mas em grupos de poder, temos que o sucesso de um grupo implica em menos recursos para outro grupo. Dessa maneira, manobras ilícitas dos grupos acabam sendo toleradas por amplas fatias da sociedade. Afinal, todos os grupos lutam entre si por um volume de recursos limitados.
Em resumo, a falta de competição, o excesso de regulação e de cartórios, acabam tendo como efeito uma ampla tolerância da sociedade em relação a corrupção. Além de efeitos econômicos deletérios, a falta de competição, a falta de liberdade econômica, gera também efeitos morais adversos.

Adolfo Sachsida

Nenhum comentário: