terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nosso Senadinho de cada dia.


Nos idos dos anos noventa, na inauguração do shopping Natal, eu e alguns amigos, cerca de dez, nos juntamos diariamente para trocar idéias, brincar, fazer amizades.
Tudo que acontecia era motivo para brincadeira. Ficávamos instalados nas dependências do Café do Ponto, segundo pavimento do Shopping. As tardes cada vez mais ficando prazerosas. Os amigos apareciam diariamente, sem falta.
O tempo foi passando e, com ele, vieram mais e mais pessoas atraídas pela mídia, haja vista que tive a idéia de propagar nos jornais que, ali, naquele cantinho do Natal shopping, existia um ambiente afável onde reinava harmonia; onde os amigos, independente de cores partidárias, classes sociais, aglomeravam-se, fazendo a vida ficar melhor.
Tudo isso no século passado. Chegando o século vinte e um, nosso Senadinho (nome colocado por mim) já era notícia e visitado por autoridades, pessoas comuns, intelectuais. Tornou-se um território livre, uma tribuna popular.
Foi aí que apareceu uma figura das mais prestigiadas, respeitadas e queridas, que conheci: Merovéu Pacheco Dantas. Homem sério, não obstante cheio de bom humor, sempre de bem com a vida. Com raiva, saia de perto. A sorte é que a raiva passa logo e volta à normalidade na maior das risadas.
Merovéu atraiu outras pessoas, igualmente prestigiadas. Podemos citar o Desembargador Ivan Meira Lima, meu ex-professor na UFRN, homem de respeito; Dr. Sidineis Lopes Galvão, figura formidável, Juiz aposentado que abrilhanta o ambiente; Ex-deputado Valério Mesquita, hoje Conselheiro do nosso Tribunal de Contas, escritor renomado, temperamento afável, pertencente Academia Norte Riograndense de Letras; Dr. Filgueira, médico competente, sempre calado, observando tudo, rindo quando algum apedeuta fala besteiras. E muitos outros merecedores de registro que, posteriormente, falarei em cada um.
Mas tudo não são flores no nosso Senadinho. Por sermos um ambiente democrático, para freqüentar basta sentar a mesa, surgem pessoas oriundas de outras plagas. Pessoas com diferentes níveis de comportamento, muitas vezes agressivos, que tumultuam as reuniões. Mas, graças a Deus a predominância do ambiente é feita de pessoas responsáveis e alto nível cultural; a questão é resolvida ali mesmo. Nosso Presidente Meroveu, hoje, vitalício, comanda com mão de ferro. Eu mesmo já sofri ameaças, mas tirei de letra, foi bom para mim e para o agressor. Tenho cinqüenta e nove anos de idade, jamais bati em alguém, como também nunca apanhei. Não sei como agiria caso fosse agredido.
Nosso Senadinho do Natal Shopping fez história e, através dele, criamos outros Senadinhos: temos o Senadinho do Midway Shopping, o Senadinho Cidade Jardim. Agora mesmo, está sendo criado um Senadinho no Bairro de Lagoa nova.

Nenhum comentário: