terça-feira, 1 de outubro de 2013

O que é a vida!

 
 

 
Nada na vida se repete como era antes. Até mesmo uma imagem que você tanto observa num dia, no outro, embora seja um objeto inanimado, está diferente. Claro que ela não mudou em nada, mas com certeza você não a olha do mesmo jeito. Tudo vai depender do seu sentimento, do seu humor e estado de espírito.
Hoje é um daqueles dias que estou muito feliz. Feliz por ter uma família sadia, atravessando as dificuldades da vida com serenidade, sem se entregar ao desespero. Feliz por ter recentemente conseguido perdoar uma infâmia, uma provocação mentirosa, ou mesmo ter suportado o pesado fardo do dia a dia.
Sempre me aconselho nas leituras de bons livros. É meu refúgio nas horas turbulentas. Às vezes uma simples frase muda o azimute de nossa existência. Depende da profundidade de sua interpretação. Um dia, já bem distante em minha vida, fui para São Paulo em busca de emprego, haja vista que tinha perdido uma representação comercial por conta de uma intriga de uma amizade desleal, um falso amigo que ocupou meu lugar. Chegando a São Paulo fui para um hotel de terceira categoria, tempos difíceis, nada nos bolsos e nem nas mãos!
Estava exausto, não pelo emprego, mas pela decepção de ter confiado em quem não merecia. Numa determinada noite esperando o sono chegar vi sobre a cabeceira da cama um livro amarelado pelo tempo, a foto de Charles Chaplin, onde dizia: O homem não se mede pelas vezes que cai, mas sim pela elegância com que se levanta.
Pronto, aquilo tocou verdadeiramente nos meus sentimentos. Apaguei as luzes, fechei os olhos e adormeci entregando toda minha tormenta nas mãos de Deus.
Hoje, depois de tanto tempo me lembro de tudo isto, não com ressentimento, mas como lição. O Falso amigo ainda perambula no lamaçal engolindo a própria peçonha sem ter evoluído em nada. A indústria que eu havia perdido voltou para minhas mãos com mil pedidos de desculpas. Pois é, aprendi a me levantar com elegância, como também aceitar as quedas sem resistência para não quebrar os ossos. 

Nenhum comentário: