domingo, 25 de outubro de 2009

Barra do Cunhaú, Canguaretama-rn.






Ninguém amou mais a Barra do cunhaú do que Dona Bernadete.
Bernadete Fernandes de Medeiros figura simpática, amorosa e amiga. Nasceu em Santa Cruz-rn. Era esposa de Carluce Ferreira de Medeiros, conhecido como ‘Seu Carluce” empresário no ramo de medicamentos. Na década de cinqüenta, o casal veio morar em Nova Cruz-rn, onde constituiu família.
A Barra do Cunhaú era a praia da sociedade novacruzense, onde atraiu o casal com seus encantos naturais, uma beleza ainda selvagem, sem asfalto, luz elétrica, etc... Era apenas uma colônia de pescadores.
Foi aí que Dona Bernadete, no seu maior sentimento telúrico, ficou raízes até seu último alento de vida.
É difícil falar em Dona Bernadete, sem falar em Barra do Cunhaú. É difícil olhar para a Barra do Cunhaú, sem se lembrar de Dona Bernadete.
Foi minha a iniciativa de falar com um Vereador Adelmo, do município, para colocar o nome de Dona Bernadete numa das ruas da Barra do Cunhaú. Nada mais merecido.
(Na foto vemos Dona Bernadete rodeada de seus netos).
Tadeu Arruda Câmara

2 comentários:

Anônimo disse...

Merecida homenagem prestada pelo amigo de infância Tadeu Arruda Câmara a minha saudosa mãe. Fomos vizinhos na Barra por várias temporadas. Saudades também de Seu Filipi, Seu Armando e principalmente de Dona Mariana, grande amiga de minha mãe.
Obrigado, um abraço.

Unknown disse...

Faço das palavra de agradecimento do meu tio, as minhas e da minha mãe (Jussara). E nada mais certo do que esta escrito, não da p falar de vovó sem falar da Barra. E hoje a Barra sem minha vó não é igual. Não sei se ela gostaria de ver como nossa praia está hoje, apesar de seus pensamentos modernos, mas sei que ela também adorava aquela beleza natural que foi invadida pela modernidade. Obrigada