quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Esta casa tem história: Largo Arruda

Alto da Boa Vista/Rio de Janeiro





Espaço para eventos cercado por 98.000 m² de exuberante mata atlântica, com trilhas na floresta, córrego e árvores centenárias onde é possível avistar espécies da fauna e flora locais, cenário e exemplo de conservação ambiental. Construída no final do século XIX, a casa principal era sede da fazenda do Comendador Silva Araújo. Curiosamente, nesta propriedade, funcionou a primeira fábrica de papel do país.
O nome atual Largo do Arruda homenageia seu proprietário Dr. Domício Arruda Camara, um apaixonado pelo local... Dando continuidade aos sonhos da família, as gerações posteriores preocuparam-se em restaurar e preservar a história de uma época cordial e mais alegre. A sede, toda em pinho de riga e mobiliário histórico, remete-nos a um passado de festas e saraus.
Dr. Domício Arruda Câmara foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Psiquiatria. Era tio, do também médico, competente urologista, Dr. Domício Arruda Câmara Sobrinho.



Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeço a Tadeu, pela parte que me toca...Convivi pouco com o tio de quem herdei o nome. Quando morava no Rio, vi a notícia que ele havia sido assaltado e atingido por um tiro. Visitei-o no hospital. Ele já estava aposentado, mas continuava ainda a atender alguns pacientes em sua casa. Era do tipo empreendedor, foi fazendeiro em Minas Gerais e entusiasmado com rãs. Quando Natal começou a despontar no turismo, veio resgatar uma terra herdada em Nova Cruz. Deve ter se decepcionado com o que possuía depois do Alto de Santa Luzia, o popular Bairro do Seixo, que nós chamamos ( e no caso, com toda a propriedade) de "Xexo".