terça-feira, 31 de março de 2009
Alerta
Água e envelhecimentoSempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?"Alguns arriscam: "Tumor na cabeça:".Eu digo: "Não".Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolado; infecção urinária; a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.
Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede,deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los,desidratam se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial,aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.
Insisto: não é brincadeira.
Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água.
Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água,pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem. Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível.
Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.
Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água.
Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol.Basta o dia estar quente - e o verão já está aí - ou a umidade do ar baixar muito - como tem sido comum nos últimos meses. Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor. Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.Por isso, aqui vão dois alertas.
O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos.Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.
Arnaldo Lichtenstein (46)Médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Ex-senador Geraldo Melo: o cavaleiro solitário
Igual a rolinha nova, cagando e se espantando:
Em nota, o grupo Camargo Corrêa se disse "perplexo" e afirmou que até o momento não teve acesso ao teor do processo que autorizou a ação dos policiais.
"A Camargo Corrêa vem a público manifestar sua perplexidade diante dos fatos ocorridos hoje pela manhã, quando a sua sede em São Paulo foi invadida e isolada pela Polícia Federal, cumprindo mandado da Justiça", informa a empresa no comunicado.
Salatiel de souza
segunda-feira, 30 de março de 2009
domingo, 29 de março de 2009
Repentista
"Aluísio-de Angicos
Dinarte -de Caicó
Djalma de Nova Cruz
Agora tá tudo junto
Comendo num côxo só."
Obs.: Estava todo mundo político com medo de ser oposição. Castelo Branco estava botando pra valer.
sábado, 28 de março de 2009
Maria Antonieta de Habsburg-Lorena
sexta-feira, 27 de março de 2009
Humor
Um político que estava em plena campanha chegou a uma cidadezinha, subiu em um caixote e começou seu discurso: - Compatriotas, companheiros, amigos! Nos encontramos aqui convocados, reunidos ou ajuntados para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto o qual é transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou ajunta, é minha postulação, aspiração ou candidatura à Prefeitura deste Município. De repente, uma pessoa do público pergunta: - Escuta aqui, porque o senhor utiliza sempre três palavras para dizer a mesma coisa? - Ah, responde o candidato, pois veja, meu senhor: A primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto como poetas, escritores, filósofos, etc. A segunda é para pessoas com um nível cultural médio como o senhor e a maioria dos que estão aqui. E a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele bêbado ali jogado na esquina. De imediato, o bêbado se levanta cambaleando e responde: - Senhor postulante, aspirante ou candidato . (hic). O fato, circunstância ou razão de que me encontre em um estado etílico, bêbado ou mamado .. (hic) não implica, significa, ou quer dizer que meu nível cultural seja ínfimo, baixo ou ralé mesmo .... (hic). E com todo o respeito, estima ou carinho que o senhor merece... (hic), pode ir agrupando, reunindo ou ajuntando .. (hic), seus pertences, coisas ou bagulhos ... (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir-se diretinho à sua genitora, mãe biológica ou puta que o pariu.
Fábula O Leão e o Rato
- Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade.
O Leão deu uma gargalhada de desprêzo e o soltou.
Aconteceu que pouco depois disso o Leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
- O senhor achou ridículo a idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; Mas agora sabe que é possivel mesmo a um Rato conceber um favor a um poderoso Leão.
Autor: Esopo
Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar grandes aliados.
Parábolas do Rico e Lázaro
Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e que todos os dias se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que estava deitado para continuar lendo clique aqui
Perguntas e respostas
O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, "explicáveis" demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas. Quer saber da resposta? clique aqui
Veja essa de Pedro Bial
Estava tudo sério demais, faltava a esculhambação, a zombaria, a desestruturação da cena. Mas nada acontecia ali de risível, era só dor e perplexidade, que é mesmo o que a morte causa em todos os que ficam.
A verdade é que não havia nada a acrescentar no roteiro: a morte, por si só, é uma piada pronta. Morrer é ridículo. Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e no meio da tarde morre.
Como assim? E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente? Não sei de onde tiraram esta idéia: morrer. A troco?
Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego, mas não desistiu. Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de dúvidas quanto à profissão escolhida, mas era hora de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente.
De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na freeway, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis.
Qual é? Morrer é um cliche. Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida.
Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas. Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira. Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu.
Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer. Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas e mulheres magras e morre num sábado de manhã.
Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito. Isso é para ser levado a sério? Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem-vindo. Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas.
Ok, hora de descansar em paz. Mas antes de viver tudo, antes de viver até a rapa? Não se faz. Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas.
Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas. Só que esta não tem graça.
Pedro Bial
quinta-feira, 26 de março de 2009
Investigações apontam que Camargo Corrêa fez doações ilegais a sete partidos
Chumbo grosso: Camargo Corrêa
As investigações da Operação Castelo de Areia, deflagrada hoje pela Polícia Federal, apontam que a construtora Camargo Corrêa superfaturou obras, fez para continuar lendo clique aqui
Falar em Camargo Corrêa, veja de quem ela é muito íntima:
DoadorCPF/CNPJ/Montante
EMSA EMPRESA SUL AMERICANA DE MONTAGENS S/A/173.935.470/R$ 900.000,00
CAMARGO CORREIA CIMENTOS - S/A/622.588.840/R$ 800.000,00
SANCHEZ BRASIL-INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA/061.679.470/R$ 740.620,00
Sem CGC000.000.000/R$ 725.200,00
COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL - CSN/330.427.300/R$ 500.000,00
COMPANHIA VALE DO RIO DOCE/335.925.100/R$ 400.000,00
FRATELLI VITA BEBIDAS LTDA/736.262.930/R$ 400.000,00
C.R. ALMEIDA S.A. ENGENHARIA DE OBRAS/330.599.080/R$ 400.000,00
SATÉLITE DISTRIBUIDORA DE PETRÓLEO S/A/700.523.520/R$ 400.000,00
MJ TRADING ENG.S.A./193.948.080/R$ 400.000,00
CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA S/A/615.225.120/R$ 300.000,00
COTEMINAS S/A/076.631.400/R$ 300.000,00
AGROARTE EMPRESA AGRÍCOLA S/A/035.262.920/R$ 240.000,00
CARAÇA CONSTRUÇÕES LTDA/074.855.290/R$ 200.000,00
GUARARAPES CONFECÇÕES S/A/084.029.430/R$ 200.000,00
BANCO FATOR S/A/336.441.960/R$ 200.000,00
BANCO ITAÚ S/A/607.011.900/R$ 200.000,00
BM & F - BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS/546.410.300/R$ 200.000,00
CAEMI - MINERAÇÃO E METALÚRGICA S/A/318.657.280/R$ 200.000,00
CAMTER CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS S.A./055.000.180/R$ 200.000,00
OutrosR$ 2.130.506,40
Fonte: Transparência Brasil
Curiosidade apenas: "Por que os doadores, em sua maioria, são construtoras e bancos? E olhe lá, a campanha era para governo do Estado.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Matéria que já denunciava toda safadeza do Senado Federal:
Situação insuportável em Natal-Rn
Cinco homens armados de revólveres e pistolas, de acordo com a polícia, invadiram a casa de um delegado lotado no interior do estado identificado até o momento apenas pelo nome de Marcelo na noite desta terça-feira, no bairro de Ponta Negra, Zona Sul da capital. De acordo com a polícia, os bandidos vestindo roupas escuras pretas invadiram a residência situada a rua Cavalo Marinho, renderam o delegado, o espancaram e depois fugiram levando um carro Space Fox de cor prata. A irmã do delegado, que segundo informações também trabalha na polícia ligou e acionou os Policiais. Depois de uma perseguição, os bandidos, ainda segundo informações da polícia, abandonaram o veículo e tomaram outro de assalto para empreender fuga. "Acreditamos que eles tenham deixado o veículo por descobrirem pertencer a um delegado", disse um policial que não quis se identificar.
Fonte: Diário de Natal
terça-feira, 24 de março de 2009
segunda-feira, 23 de março de 2009
Momento de descontração
domingo, 22 de março de 2009
Quando fumar indicava charme
sábado, 21 de março de 2009
Brasileiros em terra onde as leis são leis.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Políticos do RN
Rosalba Ciarlini (DEM-RN)Senado Federal/BR
475 acessos. Estatísticas de acesso...
Nome de batismo:Rosalba Ciarlini Rosado
CPF: 199.516.984-68
Período: 2007-2015
Cargos relevantes: Prefeita de Mossoró por três mandatos (1989-1993/1997-2001/2001-2005, PFL-RN).
Outros dados relevantes: Formada em medicina. É cadada com Carlos Augusto Rosado, ex-deputado federal.
Histórico de filiações partidárias: PFL e DEM.
e-mail: rosalba.ciarlini@senadora.gov.br
Votos recebidos na última eleição: 645.869
Eleito(a) pelo DEM.
Exceto por itens em que se informam explicitamente datas de atualização, os dados de Rosalba Ciarlini apresentados nesta página foram alterados por último em 10/03/2009. A Transparência Brasil só se responsabiliza por referências extraídas daqui após essa data.
Ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas
As informações sobre ocorrências nas Justiças estaduais e nos Tribunais de Contas dependem da disponibilidade de dados em cada Corte, havendo grande disparidade de estado a estado. Por isso, pode acontecer eventual ausência de menção a processo em que algum parlamentar é réu. Processos que correm em primeira instância só são incluídos quando movidos pelo Ministério Público ou outros órgaõs públicos (como no caso de execução fiscal). Processos movidos por outras partes só são assinalados quando já existe decisão desfavorável ao parlamentar. No caso das contas de campanha rejeitadas, todas as decisões são assinaladas aqui (desde que o político não tenha obtido a anulação da decisão), mesmo que o parlamentar tenha corrigido o problema (no caso de erros meramente formais, por exemplo). Não são incluídos litígios de natureza privada (como disputas por pensão alimentícia), nem queixas relacionadas a crimes contra a honra (porque políticos são freqüentemente alvo desse tipo de processo). Por fim, assinala-se aqui a inscrição do parlamentar na dívida ativa previdenciária e na lista de autuados por exploração do trabalho escravo.
STF Inquérito Nº2646 - Crime de responsabilidade quando prefeita de Mossoró.
TRE-RN Representação Nº2429/2006 - Compra de votos.
TCU Acórdão Nº929/1994 - Irregularidades na aplicação de recursos de royalties da Petrobrás em 1992; pagou multa de R$ 117,00.
Deu no Jornal
Saiba mais...
Clique em "saiba mais" para ver todas menções a Rosalba Ciarlini no noticiário sobre corrupção, integridade do Estado e assuntos correlatos acumulado no projeto Deu no Jornal, da Transparência Brasil. A presença de um certo nome numa matéria que trata desses assuntos não significa necessariamente que a pessoa esteja envolvida em algum caso como acusada de corrupção, mas apenas que é mencionada. Preste atenção em possíveis homonimias: verifique pelo contexto da notícia se o parlamentar em questão é de fato mencionado no texto, e não outra pessoa com o mesmo nome.
Acusada de compra de apoio político nas eleições de 2006 (Jornal de Hoje, 9.nov.2006).
Teve sua prestação de contas rejeitadas pelo TCU quando prefeita de Mossoró (Tribuna do Norte, 2.jul.2004).
Contratou o sobrinho em seu gabinete (A Gazeta, 17.out.2008).
Fonte: Transparência Brasil
Políticos do RN
Nome de batismo:Garibaldi Alves Filho
CPF: 004.428.104-82
Período: 2003-2011
Cargo anterior:Governador (PMDB-RN)
Cargos relevantes: Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal (1966-1969). Deputado estadual por quatro legislaturas (1971-1975/1975-1979/1979-1983, MDB-RN; 1983-1986, PMDB-RN). Prefeito de Natal (1986-1988, PMDB-RN). Senador (1991-1994, PMDB-RN). Governador por duas legislaturas (1995-1999/1999-2003, PMDB-RN).
Outros dados relevantes: Formado em direito. Foi relator da CPI dos Bingos (2005-2006). Disputou o governo estadual em 2006. O deputado federal Henrique Eduardo Alves, seu primo, e outros parentes detêm concessões de radiodifusão. Na semana em que foi indicado à presidência do Senado, seu nome deixou de constar na lista de sócios da Inter TV (antiga TV Cabugi), ainda controlada por seu pai, Garibaldi Alves, e pelo primo Henrique Alves.
Histórico de filiações partidárias: MDB e PMDB.
e-mail: garibaldi.alves@senador.gov.br
Eleito(a) pelo PMDB.
Exceto por itens em que se informam explicitamente datas de atualização, os dados de Garibaldi Alves Filho apresentados nesta página foram alterados por último em 10/03/2009. A Transparência Brasil só se responsabiliza por referências extraídas daqui após essa data.
Deu no Jornal
Saiba mais...
Clique em "saiba mais" para ver todas menções a Garibaldi Alves Filho no noticiário sobre corrupção, integridade do Estado e assuntos correlatos acumulado no projeto Deu no Jornal, da Transparência Brasil. A presença de um certo nome numa matéria que trata desses assuntos não significa necessariamente que a pessoa esteja envolvida em algum caso como acusada de corrupção, mas apenas que é mencionada. Preste atenção em possíveis homonimias: verifique pelo contexto da notícia se o parlamentar em questão é de fato mencionado no texto, e não outra pessoa com o mesmo nome.
Investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte por contratação de empresas de publicidade sem licitação quando governador (Jornal de Hoje, 27.ago.2005).
Gastos da sua campanha de 2002 teriam sido cobertos por um suposto esquema de desvio de recursos públicos. Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Fernando Freire (PMDB) ex-vice-governador de Garibaldi, e então candidato ao governo, é acusado de peculato e formação de quadrilha. O nome de Garibaldi não consta da denúncia da Promotoria (Folha de S. Paulo, 12.dez.2007).
Investigado pelo Supremo Tribunal Federal sobre o envolvimento em suposto desvio de recursos do Programa do Leite, implementado quando era governador do Rio Grande do Norte (Correio Braziliense, 13.dez.2007).
Durante seus dois mandatos como governador do Rio Grande do Norte, vários de seus parentes foram nomeados para cargos na administração estadual (Folha de S. Paulo, 16.dez.2007).
A máquina pesa.
Veja a relação dos cargos que nossa classe trabalhadora, só no senado federal, é obrigada a sustentar:1)Secretaria-Geral da Mesa 2)Diretor-Geral 3)Advocacia Geral do Senado 4)Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle 5)Gabinete da Consultoria Legislativa 6)Secretaria Especial de Comunicação Social 7)Gabinete do Prodasen 8)Secretaria Especial de Editoração e Publicações 9)Gabinete da SCEXEC 10)Gabinete da Secretaria de Biblioteca 11)Secretaria de Administração de Contratações 12)Secretaria de Finanças, Orçamento e Contabilidade 13)Secretaria Agência Senado 14)Secretaria de Assistência Médica e Social 15)Secretaria de Arquivo 16)Secretaria de Ata 17)Secretaria de Controle Interno 18)Secretaria de Coordenação Legislativa do Congresso Nacional 19)Secretaria de Coordenação Legislativa do Senado Federal 20)Secretaria de Comissões 21)Secretaria de Apoio a Conselhos e Órgãos do Parlamento 22)Secretaria de Coordenação Técnica e Relações Institucionais 23)Secretaria de Engenharia 24)Secretaria de Pesquisa e Opinião 25)Secretaria de Recursos Humanos 26)Secretaria de Estágios 27)Secretaria de Expediente 28)Secretaria de Serviços Gerais 29)Secretaria de Informação e Documentação 30)Secretaria Especial do Interlegis 31)Secretaria Jornal Senado 32)Secretaria de Patrimônio 33)Secretaria da Polícia do Senado Federal 34)Secretaria de Relações Públicas 35)Secretaria Rádio Senado 36)Secretaria do Sistema Integrado de Saúde 37)Secretaria de Taquigrafia 38)Secretaria Técnica de Eletrônica 39)Secretaria de Telecomunicações 40)Secretaria TV Senado 41)Gabinete da Consultoria 42)Gabinete da SSADE 43)Gabinete da SSALEP 44)Gabinete da SSAASEN 45)Gabinete da SSGCON 46)Gabinete da SSITE 47)Gabinete da SSTI 48)Subsecretaria Administrativa Financeira 49)Subsecretaria de Suporte Técnico a Usuários 50)Subsecretaria de Anais 51)Subsecretaria de Apoio Técnico 52)Subsecretaria de Edições Técnicas 53)Subsecretaria Industrial 54)Subsecretaria de Administração, Suprimentos, Materiais Primas e Desenvolvimento Tecnológico55)Gabinete da Subsecretaria de Pessoal Ativo 56)Gabinete da Subsecretaria de Informações 57)Secretaria de Controle Interno (diretor de subsecretaria) 58)Secretaria de Controle Interno (diretor de subsecretaria) 59)Subsecretaria de Apoio s Comissões Mistas 60)Subsecretaria de Apoio s Comissões Permanentes 61)Subsecretaria de Administração 62)Subsecretaria de Administração da Secretaria Geral da Mesa 63)Subsecretaria de Administração Orçamentária 64)Subsecretaria de Administração Patrimonial 65)Subsecretaria de Registro e Apoio a Reuniões de Comissões 66)Subsecretaria de Arquivo Permanente 67)Subsecretaria de Administração e Suprimentos de Almoxarifados 68)Subsecretaria de Apoio Técnico a Contratações 69)Subsecretaria de Apoio Técnico da CONORF 70)Subsecretaria de Apoio Técnico e Relações Institucionais 71)Subsecretaria de Auditoria de Recursos Humanos 72)Subsecretaria de Contratações Diretas 73)Subsecretaria de Apoio s Comissões Especiais Parlamentares de Inquérito74) Subsecretaria de Coordenação Legislativa do Senado 75)Subsecretaria de Planejamento e Execução de Convênios 76)Subsecretaria de Convergência Tecnológica 77)Subsecretaria de Documentação e Arquivo 78)Subsecretaria de Elaboração de Autógrafos e Redação Oficial 79)Subsecretaria de Estatística Conferência e Revisão 80)Subsecretaria de Administração Financeira 81)Subsecretaria de Gestão de Documentos 82)Subsecretaria de Instalações Especiais 83)Subsecretaria de Instalações Prediais 84)Secretaria do Sistema Integrado de Saúde 85)Subsecretaria de Logística e Controle Operacional 86)Subsecretaria de Manutenção 87)Subsecretaria de Obras 88)Subsecretaria de Pagamento de Pessoal 89)Subsecretaria de Pessoal Comissionado 90)Subsecretaria de Pesquisa, Desenvolvimento, Estudos e Projetos 91)Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas92)Subsecretaria de Pessoal Inativo 93)Subsecretaria de Polícia Judiciária 94)Subsecretaria de Planejamento e Controle de Contratações 95)Subsecretaria de Planejamento 96)Subsecretaria de Planejamento e Fomento 97)Subsecretaria de Polícia Ostensiva 98)Subsecretaria de Proteção a Autoridades 99)Subsecretaria de Processamento Técnico de Informações Bibliográficas100)Subsecretaria de Publicações Oficiais 101)Subsecretaria de Controle de Qualidade e Especificações 102)Subsecretaria de Redação do Expediente do Senado 103)Subsecretaria de Revisão Taquigráfica do Plenário 104)Subsecretaria de Redação Taquigráfica do Plenário 105)Subsecretaria de Registro Taquigráfico do Plenário 106)Subsecretaria de Supervisão Taquigráfica do Plenário 107)Subsecretaria de Tecnologia da Informação 108)Subsecretaria de Treinamento 109)Secretaria Técnica de Eletrônica 110)Secretaria Técnica de Eletrônica 111)Secretaria Técnica de Eletrônica 112)Subsecretaria de Projetos Especiais 113)Coordenação de Transportes 114)Secretaria Especial de Comunicação Social 115)Coordenação Data-Senado 116)Gabinete da Secretaria de Assistência Médica e Social 117)Instituto Legislativo Brasileiro (diretor-adjunto) 118)Secretaria Agência Senado (diretor-adjunto) 119)Secretaria de Controle Interno (diretor-adjunto) 120)Secretaria Jornal Senado (diretor-adjunto) 121)Secretaria Rádio Senado (diretor-adjunto) 122)Secretaria TV Senado (diretor-adjunto) 123)Secretaria de Recursos Humanos (diretor-ajunto) 124)Secretaria Geral da Mesa (adjunto) 125)Gabinete da Secretaria Geral da Mesa (adjunto) 126)Gabinete da Secretaria Geral da Mesa (adjunto) 127)Diretoria-Geral Adjunta 128)Gabinete da Diretoria-Geral (adjunto) 129)Presidência do Senado (coordenador-adjunto) 130)Advocacia do Senado (advogado-geral adjunto) 131)Coordenação do Jornal Semanal (coordenador-adjunto) 132)Coordenação de Análise de Notícias 133)Coordenação Data-Senado 134)Coordenação Rádio Agência 135)Coordenação de Retransmissão de Televisão 136)Coordenação Rádio em Ondas Curtas 137)Coordenação de Visitação Institucional 138)Secretaria Agência Senado (coordenador) 139)Secretaria de Relações Públicas (coordenador) 140)Secretaria Rádio Senado (coordenador) 141)Coordenador de Atividade Policial do gabinete do senador Mão Santa (PMDB-PI).142)Subsecretaria Industrial (coordenador de atividades industriais)143)Advocacia do Senado (diretor de coordenadoria) 144)Coordenação de Apoio Aeroportuário 145)Coordenação de Administração de Residências Oficiais 146)Coordenação de Atividades Externas 147)Coordenadoria de Pesquisa e Apoio Técnico 148)Coordenadoria de Processos Judiciais 149)Gabinete da SCEXEC (diretor da coordenadoria) 150)Gabinete da SCEXEC (diretor da coordenadoria) 151)Consultoria Legislativa (consultor-geral adjunto) 152)Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle (consultor-geral adjunto)153)Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle (consultor-geral adjunto)154)Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle (consultor-geral adjunto)155)Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle (consultor-geral adjunto)156)Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle (consultor-geral adjunto)157)Gabinete da Consultoria Legislativa (consultor-geral adjunto) 158) Gabinete da Consultoria Legislativa (consultor-geral adjunto)159)Gabinete da Consultoria Legislativa (consultor-geral adjunto) 160)Gabinete da Consultoria Legislativa (consultor-geral adjunto) 161)Núcleo de Consultores (consultor-geral adjunto) 162)Diretor do Centro de Altos Estudos da Consultoria Legislativa 163)Gabinete da Secretaria Especial de Editoração e Publicação (consultor jurídico164)Núcleo de Servidores Afastados do Senado Federal (secretário de coordenação e execução)165)Núcleo de Servidores Afastados - SEEP (secretário de coordenação e execução)166)Núcleo de Servidores Afastados PD (secretário de coordenação e execução)167)Núcleo de Servidores Afastados PD (secretário de coordenação e execução)168)Gabinete da Diretoria Geral (secretário de coordenação e execução)169)Gabinete da Diretoria Geral (secretário de coordenação e execução)170)Gabinete da Diretoria Geral (secretário de coordenação e execução)171)Gabinete da Diretoria Geral (secretário de coordenação e execução)172)Gabinete da Diretoria Geral (secretário de coordenação e execução)173)Gabinete da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (secretário de coordenação e execução)174)Gabinete do Prodasen (secretário de coordena ) Tudo isto com uma média salarial de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
Valério Mesquita
Lição de sabedoria
Em matéria de amor, o silêncio vale mais do que a fala. Amor é um não-sei-quê, que surge não sei de onde, e acaba não sei como.
Quem não ama demais não ama o bastante.
Ninguém vale nada enquanto não foi amado.
Nunca devemos julgar as pessoas que amamos. O amor que não é cego, não é amor.
Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.
O fundo de uma agulha é bastante espaçoso para dois namorados; mas o mundo todo é pequeno para dois inimigos.
No homem, o desejo gera o amor. Na mulher, o amor gera o desejo.
Brandião
quinta-feira, 19 de março de 2009
Reminiscência do colégio Marista em Natal-rn
Constrangimento: "Imagem forte"
O Senado está pegando fogo e nosso Senadinho divulga
Diretoria de check-in (para facilitar o embarque dos senadores nos aeroportos), diretoria de visitação (para acompanhar a visita de turistas ao Senado) e ainda uma outra apenas para cuidar das comunicações por rádio em ondas curtas. O Senado tem 181 diretores em seu quadro funcional, o que representa mais de dois ocupantes de cargo graduado para cada um dos 81 senadores. Segundo o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), a ideia é reduzir pela metade o número de cargos de direção na reestruturação administrativa que será promovida nos próximos meses. Ainda assim, mesmo depois da reforma, o Senado terá em média um diretor por senador.
A profusão de diretores é tão grande que, por ironia, a própria direção do Senado teve dificuldades para levantar o número exato. Na terça-feira, depois que Sarney determinou o afastamento dos funcionários dos cargos, foi divulgado que a medida atingiria 131 pessoas, depois 136. Ontem o número variou algumas vezes até fechar em 181. Tantos cargos exigiram criatividade na hora de designá-los. A diretoria de check in, por exemplo, é conhecida oficialmente pelo nome de “coordenação de apoio aeroportuário”. Uma das diretorias é ocupada por uma jornalista que faz as vezes de assessora da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).
A maioria dos diretores do Senado ganha em torno de 20.000 reais, mas muitos, pela antiguidade como funcionários de carreira do Senado, recebem o teto salarial da Casa - seus vencimentos chegam a 24.000 reais por mês. A expectativa é que a reestruturação administrativa seja concluída em seis meses. O anúncio da reforma foi feito na quarta-feira por Sarney, em mais um ato político para tentar dar uma resposta às denúncias de irregularidades na Casa. De acordo com ele, a Fundação Getulio Vargas (FGV) prestará uma espécie de consultoria para ajudar o Senado a melhorar sua administração, cortando gastos desnecessários e racionalizando o funcionamento da Casa.
(Com Agência Estado)
Clodovil Hernandes
O homem virou meeiro:
O presidente do Senado, José Sarney, anunciou nesta quarta-feira que vai reduzir pela metade o número de diretores da Casa para continuar lendo toda safadeza do nosso Senado clique aqui
Quotidiano brasileiro:
Enquanto isto uma senhora, faminta, furtou uma lata de leite num supermercado na cidade de São Paulo-Sp, ficou seis meses presa numa cela superlotada de delinquentes e não falaram em ela devolver a lata de leite, que, provavelmente, foi furtada para alimentar uma criança também faminta.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Vivendo e aprendendo. Postado por Tadeu arruda
Meir criou o método self-healing a partir de experiências com exercícios visuais do oftalmologista americano William Bates, do século XIX, numa tentativa obstinada de vencer a cegueira. Ele nasceu com catarata congênita, mal que hoje afeta também seus dois filhos, fez cinco cirurgias malsucedidas e foi dado oficialmente como cego aos 7 anos.
Na adolescência, conheceu um rapaz que obteve uma melhora surpreendente na visão com os exercícios de Bates e decicou-se a eles intensamente. Conseguiu ver efetivamente aos 17 anos e hoje tem até carteira de motorista sem restrições em Los Angeles, na Califórnia, onde leciona e forma terapeutas visuais há 29 anos. Nesse período, Meir constatou a melhora visual de cerca de dois mil pacientes. Os filhos de Meir, que cresceram com os exercícios alcançaram considerável melhora visual e estão livres da cegueira que afligiu o pai na infância.
A influência do estresse nas deficiências visuais:
Schneider citou as pesquisas do oftalmologista William Bates para reafirmar que as pessoas vêem basicamente com a mente e apenas uma pequena parte com os olhos.
- Bates comprovou que, exceto casos de origem genética ou causados por lesões, todos os problemas visuais são causados por extresse mental - disse Meir ao GLOBO, por telefone, de Los Angeles, antes de embarcarpara o Brasil.
As pesquisas constatam que é possível produzir por exemplo, graus de miopia em qualquer um que se estresse para ver algo à distância ou que evite ver, com medo de constatar uma deficiência.
- Bates diz que as crianças se tornam miopes nas escolas quando se estressam, por exemplo, para ler o que está escrito no quadro-negro. Ficam ansiosas com sua performance, o que dificulta ainda mais a visão. A postura corporal também as empurra à miopia. Os ombros se contraem e se inclinam para frente provocando um colapso respiratório e constrações da musculatura do pescoço e dificultando a circulação do sangue no cérebro e nos olhos.
Meir fará sessões de exercícios com brasileiros, entre eles o menino João Hossell, de 7 anos, que eliminou com a terapia a miopia de dois graus do olho direito e reduziu de 12 para 10,5 a do olho esquerdo. O oftalmologista Orlando Abdo, da Clínica de Olhos São Vicente, confirmou o fim da miopia do olho direito de seu paciente.
- Esses dois graus provavelmente foram provocados por espasmos da musculatura ciliar. Houve redução nos dois olhos, mas a miopia do olho esquerdo não reduzirá mais.
Meir fará uma palestra gratuita em São Paulo, amanhã (7 de maio), e de 8 a 11, quatro workshops (self-healing) massagem regenerativa, prevenção à LER, a lesão por esforço repetitivo e terapia visual). No Rio, dará cursos e palestras no fim de julho.
Exercícios para reduzir deficiências:
RELAXAMENTO: O relaxamento da mente e damusculatura ocular é fundamental para melhorar qualquer deficiência visual. Os olhos são órgãos, que trabalham cerca de 17 horas por dia e, mesmo durante o sono, se movem e o nervo ótico é estimulado. Um exercício que relaxa a musculatura dos olhos é a escuridão. Durante o dia, eles relaxam com alguns minutos de escuridão proporcionados pelas palmas das mãos, rapidamente aquecidas uma na outra, sobre os olhos. O exercício chama-se palming e é eficaz para a maioria das deficiências, especialmente para a conhecida vista cansada, que afeta pessoas de meia-idade.
LUZ: Os exercícios de luz como olhar o sol de olhos fechados por alguns minutos, atuam na abertura e no fechamento da pupila e, conseqüentemente, trabalham a musculatura interna dos olhos e estimulam as células da retina.
FLEXIBILIDADE: Exercícios como piscar os olhos rapidamente e brincadeiras lúdicas como ver de longe e ver de perto aumentam a flexibilidade da musculatura ótica.
VISÃO PERIFÉRICA: Exercícios que estimulam a visão periférica, com o paciente olhando fixamente para frente e o terapeuta estimulando sua visão lateral com lanternas, por exemplo, melhoram a visão noturna enquanto descansam a visão central.
ANDAR DE COSTAS: O método usa procedimentos para quebrar padrões psíquicos e corporais. Andar ou correr de costas, por exemplo, cria um padrão com o qual o cérebro não está acostumado, anulando alguns efeitos da marcha. Os olhos e o corpo relaxam com esse novo padrão.
VISUALIZAÇÃO: Como estresse visual é também mental, visualizações de cenas relaxantes melhoram a visão.
Fonte: Paraná-Online
segunda-feira, 16 de março de 2009
Pare e pense como lidar com a raiva
Há momentos na vida em que dá vontade de esquecer toda a educação dada pelos nossos pais e voar no pescoço “daquela” pessoa, ou ainda, quebrar tudo que se vê pela frente. Antes de “perder a cabeça”, pare e reflita se realmente vale a pena se estressar, ou se o melhor é para continuar lendo clique aqui
domingo, 15 de março de 2009
sábado, 14 de março de 2009
sexta-feira, 13 de março de 2009
Deixe de besteira Sen. Heráclito fortes
Vajamos a matéria da Folha de São Paulo:
Heráclito vai propor ponto eletrônico para funcionários do Senado
O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), vai propor nesta quinta-feira à Mesa Diretora da Casa mudanças na sistemática do pagamento de horas extras no Senado.
A ideia do senador é adotar modelo já aplicado no TCU (Tribunal de Contas da União) pelo qual os servidores usam crachá que indicam seus horários de entrada e saída para continuar lendo clique aqui
quarta-feira, 11 de março de 2009
A onda agora é eu não estava sabendo. No Senado também:
terça-feira, 10 de março de 2009
POR QUE DEUS EXISTE?
São José de Mipibú - Rn
Justiça Federal manda desocupar áreas próximo à ferrovia em São José
Decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou a reintegração de posse para Companhia Ferroviária do Nordeste, em uma área localizada no município de São José do Mipibu. A decisão atinge 16 pessoas que estão ocupando irregularmente a área de segurança da ferrovia (a menos de 15 metros do eixo).O Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, da 5ª Vara Federal, autor da decisão, observou que as provas apresentadas no auto do processo apontam para “ocupação irregular de faixas de domínio atinentes à malha ferroviária”.A área em questão atinge o KM 38, próximo às ruas da Linha e 26 de Julho, em São José do Mipibu. No local estão construídas residências, instaladas a menos de 3 metros do eixo ferroviário. “Enfatize-se, por fim, que a hipótese é de uso residencial, por dezenas de pessoas, da faixa de segurança imediatamente adjacente a trecho de malha ferroviária, objeto de prestação de serviço público de transporte ferroviário. Conforme afirmado na petição inicial, a companhia autora pretende, nos termos do contrato de concessão nº 071/1997, iniciar a recuperação e conservação daquela ferrovia, certamente com atividades que exporão os réus, inclusive suas indefesas crianças, ao perigo de acidentes graves”, escreveu o Juiz. O magistrado destacou que áreas de preservação permanente, quando declaradas pelo Poder Público, são consideradas as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas a formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias. “Daí que qualquer construção realizada em tal faixa é considerada irregular”, destacou o Juiz Ivan Lira de Carvalho.
Júlia Arruda Câmara
A Vereadora Julia Arruda (PSB) apresentou na Câmara Municipal requerimento de sugestão à Prefeita Municipal de Natal, Micarla de Sousa e ao Secretario Municipal de Transporte e Transito Urbano, Dr. Kelps de Oliveira Lima, para que sejam determinadas providencias para a extensão até ao Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), no início da Rota do Sol, no roteiro e trajetos das linhas de transporte coletivo que servem ao bairro de Ponta Negra e aos conjuntos habitacionais adjacentes . É inadmissível o que ocorre atualmente. Quando se busca incentivar à volta dos torcedores e desportistas aos Estádios e a nossa cidade se habilita a sediar uma COPA DO MUNDO, não são disponibilizadas, nos dias de jogos, linhas regulares de transporte coletivo para levar os torcedores aos Estadios . Este fato é mais acentuado no Estádio Maria Lamas Farache, o FRASQUEIRÃO, de propriedade do ABC FUTEBOL CLUBE. Nos dias de jogos, o que se vê, é uma verdadeira romaria de abnegados torcedores se deslocando a pé desde a Avenida Roberto Freire até ao Estádio, numa distancia de aproximadamente de 2 KM. Os ônibus se limitam a levar os torcedores apenas até à Avenida Roberto Freire. Tem se falado muito em violência entre torcidas adversárias , em segurança para os Estádios e para os seus freqüentadores. Entende a Vereadora Julia Arruda que um item da busca dessa segurança, seja o transporte coletivo para levar e trazer os torcedores com tranqüilidade nos seus deslocamentos. No caso especifico do Estádio do ABC FC, o torcedor fica mais vunerável, principalmente pela falta de um transporte regular e pela longa distancia que tem que se deslocar a pé, inclusive para os jogos norturnos. A Vereadora ressalta a importância do que é sugerido. Trata-se de uma antiga reivindicação de torcedores, desportistas e de dirigentes de clubes, que, por certo, já foi tema de debates na Câmara Municipal, infelizmente, até agora, sem uma solução
domingo, 8 de março de 2009
Tudo sobre marcha do Cavalo:
Cavalo marchador no Rio Grande do Norte
sábado, 7 de março de 2009
Jonathan Lewis MacGoober
Jonathan Lewis MacGoober veio ao mundo em agosto de 1889. O dia exato do nascimento permanece uma incógnita, embora há quem diga que 13 seria o número correto. Era o primeiro e único herdeiro para continuar lendo clique aqui
Estupefação - Você Dickson?
sexta-feira, 6 de março de 2009
Atenção, muito atenção!!!
Vejam a matéria:
Projeto cria mais 40 cargos na Câmara de Natal
Para continuar lendo clique aqui
quinta-feira, 5 de março de 2009
Pensamento para o dia: Colocaram uma raposa para tomar conta do galinheiro.
País dos sem-vergonhas
Cabelos brancos não indicam maturidade e ética. Os canalhas também envelhecem.
Vejam manchete do Jornal Correio Braziliense:
Múcio comemora eleição de Collor e diz que governo tem que respeitar escolha
O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) comemorou nesta quarta-feira a escolha do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) para presidir a Comissão de Infraestrutura do Senado. Segundo ele, a eleição de Collor "chegou em boa hora"para continuar lendo clique aqui
quarta-feira, 4 de março de 2009
Exultação
Deu no Correio Braziliense
Como Saber se Alguém é Viciado na bebida:
1. Preocupação dos amigos com seu hábito de beber.
2. "Branco" (perda de memória) sob o efeito da bebida.
3. Beber muito de uma só vez.
4. Dirigir depois de beber.
5. Faltar ao serviço ou à aula.
6. Fazer ou dizer coisas embaraçosas.
7. Problemas com a justiça (causado pela justiça).
8. Tomar 4 doses quando quer tomar apenas 2.
9. Beber para "fugir" dos problemas.
10. Achar que a bebida é um bom remédio.
O que Fazer e o que não Fazer
Não seja paternalista! Não ajude o viciado (mulher, marido, pai, mãe, filho, colega, vizinho, irmão) escondendo os "sinais de abuso". Por exemplo:
Não dê desculpas pelo viciado para encobrir que ele estava bêbado.
Não limpe nada quando ele, bêbado, faz uma bagunça.
Não dê desculpas quando ele faz algo embaraçoso para outras pessoas.
Não acredite quando ele diz: "Nunca mais vou beber".
Seja um AMIGO! Ajude o viciado a reconhecer que tem problema. Ele precisa de ajuda profissional, além da família - porém não paternalista!
Se você está preocupado com alguém que bebe, procure conselho profissional.
Seja rápido.
Não negue que você está chateado com o comportamento dele.
Fique sabendo. Você poderá estar na alça de mira.
Manchete do Diário de Natal:
terça-feira, 3 de março de 2009
Festa de arromba
Veja só que festa de arromba
Fez a turma do mensalão
Pra festejar os saques aos cofres da União
E dividir a grana que roubaram do povão
Na porta me barraram e só fui liberado
Porque alguém achou que eu era deputado
Hei! Hei! Que onda, que festa de arromba!
Logo que eu cheguei notei
Marcos Valério com a mala na mão
Simone e David da SMP&B
Entregavam a grana pra galera do PT
Genoíno ria de um assessor Careca
Que pegava os dólares e punha na cueca!
Hey! Hey! Que onda! Que festa de arromba!
Delúbio lá no caixa contava os convites
O Lula discursava culpando as elites...
O Valdemar de fogo dizia: Onde eu errei?
A minha ex-mulher insinuou que eu sou gay!
Mas veja quem chegou de repente:
Silvio Pereira com seu novo carrão
O Jefferson pedia pro Zé Dirceu assim:
Finja que é uma estante e caia sobre mim!
Renilda, animada, saltou sobre a piscina
Montada num cavalo que ela comprou na Argentina...
(Solo)Delúbio (repete)...Mas veja (repete)...
De madrugada, quando eu estava indo embora, ainda tava chegando gente!
Borba, Janene, João Paulo... Até o Gushiken!
Bispo Rodrigues, Mabel, Maurício Marinho...
Um monte de empresário, puxa-saco,
Assessor... pode?
Créditos:
Maurício Ricardo -
VocaisNeto Castanheira - Instrumental e arranjos
Gravado no Audio Studio - Uberlândia
domingo, 1 de março de 2009
Gafes do Presidende Lula:
Falando no Fórum Social Mundial, no dia 27/02/2005, desatento para o fato de que para fazer pós-graduação é preciso primeiro terminar o segundo grau e concluir algum curso de nível superior.
*Diário de Notícias, 04/04/2004 "O continente sul-americano e o continente árabe (??) não podem mais, no século XXI, ficar à espera de serem descobertos." Falando na Síria, em 04 de abril de 2004.
*Folha On Line, 27/01/2005 "Há pouco mais de dois anos um país importante como a Argentina sequer tinha visão de eleger um presidente da República, porque se imaginava que o Menem voltaria a ser presidente. O que aconteceu na Argentina é que o companheiro Menem [na verdade, Nestor Kirchner] assumiu a presidência da Argentina e está mudando não apenas a relação do governo com seu povo, mas está contribuindo para mudar a relação entre os Estados da América Latina." Falando no 5º FSM, se enrolou todo. Primeiro dá idéia de que se Menem fosse eleito presidente a Argentina não teria elegido um presidente. E depois trocou Kirchner por Menem. Uma tragédia que dá tango.
*"... eu quero dizer às mulheres brasileiras que vocês já são maioria na população brasileira, já são 52%, vocês já têm cargo de vereadora, de prefeita, de governadora, eu espero que vocês não sejam desaforadas e não comecem a pensar logo na Presidência da República, não. Eu espero que vocês vão devagar com essa pressa de poder". Falando no Dia Internacional da Mulher, em Mossoró, RN, no dia 08/03/2005. Nota: O tom da fala foi jocoso, indicando que o presidente queria fazer graça, mas foi muito impróprio.
"Eu lembro de um momento, logo no início do governo, quando um alto companheiro meu, de uma função muito importante, veio prestar contas de como ele tinha encontrado a instituição em que estava trabalhando. E ele me dizia simplesmente o seguinte: “A nossa instituição está quebrada. Estamos falidos. O processo de corrupção que aconteceu antes de nós foi muito grande. Algumas privatizações que foram feitas em tais lugares levaram a instituição a uma quebradeira”. — Eu disse ao meu companheiro: “Olha, se tudo isso que você está me dizendo é verdade, você só tem o direito de dizer para mim. Aí para fora você fecha a boca e diga que a nossa instituição está preparada para ajudar no desenvolvimento do país”. Falando na Estação de tratamento de óleo Fazenda Alegre, da Petrobrás, em 24/02/2006.