quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O mau-caráter

Não escolhas para amigo o homem de mau caráter." Diz o provérbio chinês.
Cada dia que passa, fico mais convencido de que a assertiva proferida pela sabedoria oriental está repleta de razão.
Quando estudante, no Seminário Apostólico da Sagrada Família, no Crato, aprendi que o bem um dia venceria o mal. Ainda acredito nisso, muito embora, hoje, mais do que nunca esteja convencido de que a ambição e a fortuna são os novos deuses do novo milênio. As pessoas que fazem sucesso, hoje, são aquelas que adotam o capitalismo como regra, vilipendiando a dignidade, o respeito e a ética que fizeram a grandeza de nossa civilização.
Não sou nenhum lunático, mas ainda acredito que a volúpia promovida pelos ambiciosos tenderá a cair de moda, porque os maledicentes um dia vão quebrar a cara, muito embora, os valores do bem sejam complicados e extremamente difíceis de encontrar abrigo neste mundo de cães farejadores.Desconfie
Desconfie, mas desconfie mesmo, daquelas que parecem santificados e que usam da eloqüência para lhe ludibriar. Astuto, esse cara não passa de lobo vestido de pele de cordeiro. Ele é extremante cínico, só pensa nele e no dinheiro e é incapaz de oferecer o mínimo de generosidade. Embora elegantes e exalando aparentemente um cheiro bom, por dentro é como sepulcro caiado: só existe lama e o seu coração está podre.
Afastas-te dele!
Assim, desconfie da pessoa que demonstra ser seu amigo apenas pela retórica. Aprenda que a generosidade e a doação valem muito mais do que a palavra.
A pessoa de mau caráter, costumeiramente, envolve-se em sua vida, olvidando todos os esforços no sentido de conquistar a tua amizade, para depois pisoteá-lo. Ele só pensa na fama e no dinheiro.
E não me venham os céticos para dizer-me que estou errado. Eu mesmo, para ser sincero, não me sinto muito a vontade para doutrinar sobre a virtude absoluta da humildade, do tipo Doutor Bezerra de Menezes ou São Francisco de Assis, porque sinceramente, não me acho mais qualificado para dar esse tipo de recomendação, já que até hoje, não consegui trabalhar a minha dignidade a tal ponto. Mas de uma coisa tenho certeza: não sou mau caráter.
Evidentemente, tenho as minhas limitações, mas ninguém, jamais, poderá me qualificar como impostor.
O certo é que não consigo ficar calado diante da injustiça, fingindo que está tudo bem. Não dá para ficar retraído de frente para a praga da hipocrisia. Quero ficar longe disso, bem longe do falso amigo e do mau caráter.Os novos Judas
E ainda cometemos a hipocrisia de condenar Judas! Será que só existiu ele de traidor? Vamos que não existisse o Judas. Você, que é inteligente, acha que se Jesus viesse hoje a terra com aquela sua filosofia, não seria novamente crucificado ? Deixemos o Mestre de lado, por enquanto.
Esse é um desabafo!

Mário Leal

Nenhum comentário: