sexta-feira, 11 de maio de 2007

Papa canoniza frei Galvão diante de 1 milhão de fiéis


Por Maurício Savarese e Henrique Melhado Barbosa

SÃO PAULO (Reuters) - O papa Bento 16 canonizou, nesta sexta-feira, frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, na presença de cerca de 1 milhão de fiéis que compareceram a uma missa campal, celebrada em São Paulo, durante visita do pontífice ao país.
Santo Antônio de Sant'Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá (SP) em 1739 e ficou popularmente conhecido pelas "pílulas de frei Galvão", que são até hoje distribuídas gratuitamente.
Milhares de fiéis já estavam no Campo de Marte na manhã desta sexta-feira duas horas antes da missa de canonização do frei Galvão.
Desde as 2h, quando foram abertos os portões do aeroclube, fiéis do Brasil e de outros países latino-americanos fizeram vigília ao som de canções religiosas. O mais esperado e comemorado pelos presentes foi o padre Marcelo Rossi, que cantou e pulou ainda de madrugada para espantar o frio de menos de 10 graus na capital paulista.
A aposentada Íris de Almeida Oliveira, de 70 anos, chegou às 23h de quinta-feira, assim como alguns dos 40 mil jovens que participaram do encontro com o pontífice no Estádio do Pacaembu.
"Eu não passei frio, passei muito calor, porque quando a gente tem fé em Deus, tem calor", disse a aposentada, que veio "sozinha, com Deus e o frei Galvão" de Cidade Tiradentes, bairro pobre da periferia de São Paulo.
De Guaratinguetá, cidade natal do primeiro santo brasileiro, vieram cerca de 500 pessoas. Entre elas estava Francisco Fortes, de 60 anos e descendente de parentes do frei, que morreu há 185 anos.
"Tinha uma hemorragia na bexiga e tomei as pílulas do frei Galvão, que me ajudaram muito", afirmou Fortes. Ele é uma das 13 testemunhas citadas no processo de canonização do religioso.
O papa Bento 16, que segue para Aparecida nesta sexta-feira, participará de um encontro com bispos na Catedral da Sé. Em Aparecida, no interior paulista, Bento 16 vai inaugurar a 5a Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

Nenhum comentário: