sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Veja este artigo de Júnior Lima

Senhor Senador,
Pela primeira vez na vida eu não tenho uma palavra sequer que seja capaz de expressar, em profusão, o ódio e o nojo que estou sentindo dessa pocilga chamada Senado Federal. Quero que o senhor saiba que já é madrugada e eu ainda não fui dormir por sua causa. Quero que Vossa Excelência tenha em mente, que ao contrário do senhor e dos seus colegas de ofício, mesmo perdendo a hora, eu não poderei me dar ao luxo de faltar à mais uma das 6 (seis) “sessões plenárias” que eu e outros milhões de brasileiros temos toda semana no nosso trabalho.
Mas como escrever meu desabafo?
Blasfemando, Xingando, Ironizando?
Hoje, no auge da minha perplexidade crítica, detive-me diante dessa elípse intelectual. O certo é que a hipocrisia desse Senado da República, foi o suficiente para instaurar em minha consciencia um inquérito moral. Um procedimento inquisitorial repentino varreu então minha consciencia de tal forma assombrosa que nem sei ao certo se posso explicá-lo. Mas se trata da seguinte questão:
Senador, existe um limite para a falta de escrúpulos? Até que ponto a safadeza pode ocupar o lugar da decência? Veja o vídeo
Talvez, Excelência, não possamos responder à pergunta sem antes imaginar a cara-de-pau com que os senhores nos olham depois de cada CPI, dizendo simplesmente: “Olha, essa conta bilionária na Suiça, tá em meu nome, mas não é minha”.
Nós, O POVÃO, ficamos com nossa cara de PALHAÇO depois que Vossa Excelência, atendendo a essa imprensa chata e inconveniente, vem a público pra dizer :
“A crise do Senado não é minha. A crise é do Senado! E Isso é uma crise mundial. O que se fala aqui no Brasil do Congresso fala-se na Espanha, fala-se na Inglaterra, fala-se na Argentina, fala-se em todos os lugares”. Percebo que Vossa Excelencia é sempre bem informado, antenado e atualizado com a globalização do Colarinho Branco .
Como nós ainda não havíamos imaginado isso!
Tava na cara! Toda essa choradeira da mídia sobre desvio de verba, sobre nomeação de parentes pra cargos no Senado e sobre essa BOBAGENZINHA de publicação de algumas míseras dúzias de atos secretos são uma reação natural do mercado à crise. Ora, como deixamos isso passar batido? Afinal de contas, num mundo globalizado como o nosso, é até bom que nós do “terceiro mundo” tenhamos uma crise de decência juntamente com nossos “irmãos ingleses”. Ainda bem que temos um homem tão bonzinho como o Senhor pra nos ensinar isso! Tá merecendo até uma cadeira na Academia Brasileira de Letras…
E Vossa Excelencia disse hoje na tribuna que toda essa problemática questão do Senado é fruto das legislaturas anteriores, e que boa parte dos parlamentares responsáveis pelos “Atos Secretos” PUBLICADOS naquela casa já até morreram. Ora Sarney, tá certo que Vossa Excelencia tem até um desconto por sua acentuada perda de memória (processo natural de fossilização intra vivus), mas acho que não dá pra esquecer que pra nossa infelicidade e desgraça, Vossa Excelencia, durante esse tempo de balbúcia, esteve presente em várias dessas legislaturas. A única diferença é que Vossa Excelencia, ao contrário de seus honrados camaradas “senadores póstumos” (esses sim, prestaram um relevante serviço à nação: MORRERAM) se esqueceu de desligar a tomada e continua no Stand By… Pô Sarney, tira o plug da Tomada cara! NINGUEM MAIS TE AGUETA!!!
Dizer que o fato de um neto seu ocupar um cargo no gabinete de outro Senador, ou que o fato de sua sobrinha tambem trabalhar no Senado é mais do que normal é brincadeira. Será que nas suas lições acadêmicas não se falava em Nepotismo Cruzado? Se bem que essa expressão não deve ser do tempo do Império. De fato, como o senhor mesmo disse, é uma injustiça te julgar. Afinal de contas, quem somos nós pra te julgar não é mesmo?
De fato somos todos injustos, esquecemos que foi essa sua corja de “bem-aventurados” quem criou o mais novo instituto do Direito Público: O ATO SECRETO PUBLICADO.
Que sacada Cara! De uma só vez o senhor superou o Kelsen e o Pasquale Cipro Neto, e dessa forma revolucionou o Direito e o Português, já que no meu tempo (ou seja, hoje) aquilo que é SECRETO NÃO É PUBLICADO, E VICE -VERSA…
Mas quem sou eu ou a Gramática ou até mesmo o Direito pra discutir com gente tão “criativa” como os Senadores!
E por falar em Direito, acho bom o Senado preparar uma nova “coletânea” de leis pra nós, a gentalha, porque já que essa crise moral é uma crise global, tá na hora de se editar mais algumas daquelas Leis pra Inglês vêr! E pra isso, SENADOR, CONTO COM SUA INDELÉVEL COMPETÊNCIA!
Enfim, como eu sei que o fundo do poço onde é depositada toda a “Virtude” do Senado não tem fim, e que novas e criativas manobras parlamentares ganharão vida antes mesmo desse post, só queria deixar um recado pra casa que o senhor preside:
EU TENHO VERGONHA DO SENADO!!!

Nenhum comentário: