quinta-feira, 4 de junho de 2009

A criminalidade no Brasil

Lysette Lyra

A criminalidade no Brasil se tornou assustadora. De dia, de noite, nos bairros da periferia ou nos nobres, não há segurança. Se o seu Anjo da Guarda cochilar no ponto você já era! Pois os criminosos andam por aí às soltas, prontos para lhe afanar o que puderem! E peça a Deus que não lhe levem a vida! Parece uma guerrilha urbana.
São eles que ditam a ordem, pois as autoridades, rodeadas de seguranças “não estão nem aí”. Os meliantes chegam a debicar da polícia, das delegacias, cometendo seus crimes no nariz de todas elas. Matam policiais, para mostrar sua força vingando-se de qualquer um por conta de determinado castigozinho que lhes tenham aplicado.
É difícil nos livrarmos dessa maldição diante das causas que estimulam as ações dos criminosos. Parece que os governos se fazem de surdos e cegos, tal a irresponsabilidade em face do grave problema. Pagamos pesados tributos sobre tudo que geramos com nosso trabalho, por tudo que consumimos e, finalmente, o que vemos mesmo é a corrupção grassando em todos os setores da administração. Não há recursos para nada. As cadeias estão lotadas, a polícia não tem meios para combater os meliantes.
Faltam viaturas, os policiais ganham pouco e são insuficientes, as armas, também. As drogas campeiam por todo canto como ervas daninhas contaminando os jovens de todas as classes excitados pelos seus sonhos de consumo.
As leis brasileiras são frouxas e concedem liminares tão generosas que causam revolta. Por mais hediondo que seja o crime, com pouco tempo o condenado sai da cadeia ou por bom comportamento, ou por outros direitos absurdos de nossa legislação. Quando vimos aquela jovem que matou friamente os pais ser solta com apenas alguns anos de prisão, ficamos indignados.
E os presos apanhados num roubo imenso, no Rio Grande do Sul, e que não foram trancafiados porque não havia mais lugares nas prisões? E por aí vão os absurdos! Parecem até piadas! A impunidade é a mais dura realidade.
Sequestram, matam, estupram crianças e mulheres, assaltam tudo que estiver ao seu alcance, sempre com a ajuda de criaturas desnaturadas em troca de dinheiro.
Se forem presos, das próprias cadeias comandam as novas façanhas.
Alguns gozam do maior conforto dentro das cadeias, são contemplados, com os mais modernos equipamentos eletrônicos, refeições fornecidas por restaurantes de luxo e outras coisitas mais. Mas os responsáveis pela ordem nos Estados e no País nada vêm, embora a mídia mostre tudo isso todos os dias.
Quando ouvimos o presidente Lula e seus ministros falarem, de quanto o Brasil progrediu debaixo de suas gestões, nós, os filhos desta mãe gentil, é que sabemos não passar tudo de uma balela para enganar os tolos eleitores ingênuos.

Nenhum comentário: