terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Dica da língua portuguesa - Prof. Paulo Hernandes

Fui eu que fiz, fui eu quem fez ou fui eu quem fiz?
Quer saber mesmo? Pois todas estão corretas. Vejamos:Fui eu que fiz - Justificativa - O verbo que tem como sujeito o pronome relativo que concorda em número e pessoa com o antecedente, a palavra que precede esse pronome. Exemplos: "Foi ele que te nomeou", "Sou eu que vou agora", "Fomos nós que escrevemos a carta" e "Serão os pais dele que receberão a herança". Fui eu quem fez - Justificativa - Se o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo, geralmente, permanece na terceira pessoa do singular. Exemplos: "Foi ele quem te nomeou", "Sou eu quem vai agora", "Fomos nós quem escreveu a carta" e "Serão os pais dele quem receberá a herança".Fui eu quem fiz - Justificativa - Se o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo pode ser influenciado pelo sujeito da oração anterior, com o qual acaba concordando. Exemplos: "Sou eu quem vou agora", "Fomos nós quem escrevemos a carta" e "Serão os pais dele quem receberão a herança".
Daqui a 50 km ou daqui há 50 km?
Freqüentemente, confunde-se "a" com "há", mas não há razão para isso - embora sejam homônimas (têm a mesma pronúncia) -, pois são palavras com uso bem distinto. Neste contexto, "a" é preposição e indica distância a percorrer a contar de determinado ponto. Portanto, o cabível é "Daqui a 50 km", que equivale a "cinqüenta quilômetros a contar daqui". Outro exemplo: "Daqui a 10 km, você encontrará um posto de gasolina". Quando se quer expressar noção de tempo futuro, recorre-se novamente à preposição "a". Assim, "Daqui a cinco anos, Vanessa estará uma bela moça", "Como estará São Paulo daqui a 100 anos?" e "Estávamos a 15 minutos do começo da sessão quando o presidente anunciou seu cancelamento". (Neste caso, "a" indica tempo futuro a partir de certo momento ocorrido no passado.)"Há" é flexão do verbo haver e usa-se para expressar noção de tempo passado. Assim, dizemos: "Há dois anos que moro aqui" ou "Saíram de Goiânia há 23 anos". Nestes casos, "há" pode ser substituída por "faz": "Faz dois anos que moro aqui" e "Saíram de Goiânia faz 23 anos". "Há" também é usada para indicar distância percorrida: "A entrada para Caldas Novas ficou há 20 km".Em resumo · Há - Tempo passado e distância percorrida: "Há 30 anos = Faz 30 anos" e "Há 30 km".· A - Tempo futuro e distância a percorrer: "Daqui a 30 anos" e "Daqui a 30 km

Nenhum comentário: