terça-feira, 11 de setembro de 2007

.


10/09/2007 - 22:14 Natal registra 3ª morte por dengue hemorrágica em menos de 60 dias




A morte de uma criança de nove anos acometida de uma dengue hemorrágica à 1h45 do último sábado, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Papi, fez subir para três o número de óbitos causados pelo vírus transmitido pelo aedes egypt e ocorridos em Natal desde 23 de julho deste ano.
O nome da vítima, que, antes de dar entrada no Papi, esteve internada por três dias no Uniped Mossoró, não foi divulgado pela direção do hospital. Por outro lado, a morte e a causa desta foram confirmadas pela unidade de saúde. Em 23 de julho passado, Kaliane de Souza, de 20 anos, morreu menos de 24 horas após dar entrada na UTI do Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina).
De acordo com a diretora clínica do Hospital Santa Catarina, Gizeuda Teixeira, o caso de Kaliane de Souza foi parecido com o de uma outra vítima, registrada há menos de duas semanas na mesma unidade de saúde. ``Ás vezes, a doença acaba passando desapercebida porque quando a pessoa é atendida pela primeira vez não é dado o diagnóstico de dengue hemorrágica, mas sim de uma virose qualquer, e, por isso, mandamos a pessoa para casa'', explica Gizeuda.
Com experiência de quem trabalha na rede pública de saúde há cerca de 20 anos, Gizeuda Teixeira explica que o tipo de dengue que vitimou duas mulheres desde 23 de julho passado representa ``casos raríssimos''. Mesmo assim, ela ressalta que os recentes óbitos fez com que a direção do hospital recomendasse à equipe médica a internação de todo e qualquer paciente que apresentar sintomas de uma dengue clássica.
Léo Arcoverde - Leia matéria completa na edição desta terça do Diário de Natal

Nenhum comentário: