domingo, 5 de julho de 2015

Chinês de 19 anos constrói carro movido a energia solar com peças de ferro velho.

.
.
Chinês de 19 anos constrói carro movido a energia solar com peças de ferro velho

 Como grande parte dos homens de sua idade, o chinês Zhu Zhenli, de 19 anos, cansou de andar a pé. No entanto, em vez de juntar dinheiro para comprar um carro, o jovem preferiu uma solução mais criativa - e trabalhosa: a partir de peças de um ferro velho da cidade de Ningbo, na província de Zhejiang, na China, ele construiu seu próprio possante. Embora não seja nenhum primor em termos de design, o automóvel ganha pontos no quesito sustentabilidade, já que é movido por energia solar.


O carro atinge uma velocidade máxima de cerca de 40km/h. Com dimensões pequenas (3,2 metros de comprimento e 1,4m de largura e altura), o meio de locomoção de Zhu pode ser estacionado facilmente em vagas apertadas. Equipado com 22 painéis solares e seis baterias de 12 volts, o protótipo é capaz de percorrer 70 quilômetros após quatro horas ao sol. Se o tempo estiver nublado, não se preocupe: basta plugar o veículo na tomada.
- Embora eu tenha me focado apenas nas necessidades básicas, meu carro conta com tudo o que um normal tem - garante Zhu Zhenli, em declaração publicada no jornal "Austrian Times".

O jovem é estudante de Engenharia e, de acordo com o "Daily Mail", produziu o automóvel nas dependências da Escola Técnica do Condado de Xiangshan. O chinês construiu cada parte do possante com as próprias mãos, à exceção do dínamo, das pilhas, do velocímetro e do contador de quilometragem, fabricados por uma companhia local.

- Eu tive que trabalhar muito para manter o peso do veículo baixo, e consegui chegar a 400 quilos (um carro popular pode pesar três vezes mais). É por isso que ele não tem a lataria lateral, por exemplo - explica Zhu.

Nenhum comentário: