segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Moralização pública em vão. (Reminiscência)

Prezados Parlamentares e demais dirigentes do Partido dos Trabalhadores no Estado do Rio Grande do Norte:
DOCUMENTO PARA REFLETIR
“Mudança. Com essa palavra iniciei meu discurso de posse na Presidência da República. (...) Passados quase dois anos é chegado o momento de fazer um balanço. Mas é chegada, sobretudo, a ocasião de apontar os rumos para essa segunda metade do meu governo.
(...) Herdamos uma máquina administrativa ineficiente, desprovida em boa parte, do sentido republicano, sem vocação para realizar políticas em proveito da maioria. (...) Disse que iríamos, primeiro, fazer o necessário; faríamos depois o possível para enfrentar, mais tarde, o impossível”
Luiz Inácio Lula da Silva, 10 de dezembro de 2004.
Dos fatos : Diante de novas ações junto à parlamentares do Partido dos Trabalhadores, por supostos representantes dos servidores do IBAMA / RN, para novamente ponderar fatos já devidamente explicados, dando conotação de ameaças, solicitamos que leiam novamente a nossa Nota de Esclarecimento em toda a sua extensão , em anexo.
Recentemente estiveram no gabinete do Deputado Paulo Davim três pessoas como representantes dos servidores, embora não façam parte da diretoria da ASIBAMA / RN . Entendemos que esses servidores precisariam de uma melhor qualificação para tal, pois representam os problemas da instituição (envolvimentos numa dinâmica questionada pelos demais colegas, relações inter-pessoais ruins, assiduidade e pontualidade deficientes ) e o nosso propósito de um novo modelo de gestão para a instituição os incomoda bastante.
Falta de diálogo: A reclamação de que houve falta de diálogo não procede, apenas nos esquivamos de propostas corporativas contrárias aos princípios das diretrizes superiores e até mesmo de outras que fatalmente gerariam improbidades administrativas. Durante seis meses conversamos com muitos técnicos, convidamos para assumir conjuntamente os desafios do novo Governo, porém o que percebemos em alguns foi uma falta de motivação para atitudes empreendedoras e resultados concretos. Promovemos até um Encontro de Gestão em dezembro com ênfase na questão comportamental com fracos resultados para o desenvolvimento do espírito de equipe.
Situação Nacional do Ibama : Na semana passada participamos da reunião de Gerentes Executivos do Ibama em São Paulo , onde tivemos como principal produto a Carta de São Paulo com reivindicações à presidência para melhorar a administração , pois é consenso entre os Gerentes de que já passamos da metade do mandato e pouca coisa se fez. Seja por dificuldades financeiras, seja pela grande resistência corporativista do servidores e essa verdadeira aversão por quem vem de fora para melhorar a instituição.
Uma das principais táticas para travar a administração do IBAMA em todo o Brasil ( para que o Governo Lula não dê certo) é uma onda de denúncias com interpretações subjetivas e distorcidas de aspectos legais, onde vários gerentes já estão respondendo inquéritos e conseqüentemente se desviando dos seus objetivos de trabalho.
Basicamente enfrentamos dois grandes problemas institucionais no IBAMA: a falta de uma política de recursos humanos com a valorização de competências através de avaliação de desempenho e a crônica falta de recursos financeiros para a área ambiental – o que favorece esse tipo de movimento.
Denúncias da gestão : Em primeiro lugar solicito que qualquer suspeita com relação a minha gestão seja recomendado que se faça uma manifestação ao Ministério Público Federal para apuração dos fatos. Informamos ainda que também já tomamos as devidas providências para esclarecimentos e investigação dessas ocorrências, tanto interna como externamente ao IBAMA.
Ação na Justiça : Esta semana também tivemos que responder a uma notificação judicial por uma entrevista com texto distorcido e sensacionalista do Jornal Folha Dirigida, embora tenhamos prestado uma nova entrevista retificadora com muito mais destaque. Nesse intuito político e intimidador o suporte advocatício da ASIBAMA é no mínimo imoral , pois trata-se de um servidor aposentado que obtém informações na instituição, sem nenhuma manifestação formal, para elaborar ações trabalhistas ou promover a defesa de infratores ambientais . Parece que o nosso trabalho está impedindo o bom funcionamento desse foro jurídico privilegiado no âmbito da instituição pública.
Presidência do Ibama : Ainda essa semana esteve em nossas instalações o Diretor de Gestão Estratégica, Luiz Fernando Merico (PT-SC), também Presidente Substituto do IBAMA, o qual constatou a realidade local e solicitou-nos perseverança para enfrentar todos esses problemas, pois uma fragilidade no momento representaria uma grande derrota para o trabalho que integrantes do Partido dos Trabalhadores estão tentando fazer no IBAMA .
Proposta :Solicitamos aos dirigentes do PT que conversem com servidores realmente comprometidos com a instituição , pois temos percebido que estão numa situação constrangedora face a intimidação causada por esses grupos de interesses escusos. Uma vez que são constantemente ameaçados com futuras represálias por quererem trabalhar corretamente e ainda são chamados de traidores.
Conclusão : Diante desse ambiente de apreensão o Partido dos Trabalhadores está sendo convocado a fazer uma opção entre a manutenção da autoridade administrativa e a possibilidade de ser refém de grupos com interesses contrários a boa administração pública.
Voltando ao texto inicial do pronunciamento do Presidente Lula, verifica-se que toda essa a reação surgiu quando começamos a fazer o possível. Ainda estamos dispostos a tentar o impossível para que esse Governo tenha êxito na área ambiental, mas com base nos interesses públicos e coletivos.

Atenciosamente

SOLON MAURO SALES FAGUNDES

Gerente Executivo do IBAMA / RN

Natal, 18 de março de 2005

Nenhum comentário: