*Você sabia que o prato feito com fatias de pão intercaladas com frios ou outro recheio chama-se sanduíche em homenagem a um conde inglês? O conde de Sandwich, John Edward Montague, era um fanático jogador de bridge e não gostava de se levantar da mesa de jogo para não perder a concentração. Por isso, colocava carne ou presunto entre fatias de pão para poder almoçar e jantar sem interromper o jogo. Inventou, assim, o sanduíche, que recebeu seu nome.
*Responda rápido: Quem descobriu o Brasil? Essa é fácil, né? Pedro Álvares Cabral, sem sombra de dúvida. Nem tanto... alguns historiadores dizem que o verdadeiro "descobridor" do Brasil foi um tal de Duarte Pacheco, representante português no Tratado de Tordesilhas (1494), que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha. Um trecho de sua obra, Sobre os Mares do Mundo, cita uma terra coberta de "muito e fino brasil", ou seja, árvores de pau-brasil. Ele teria estado no litoral brasileiro dois anos antes de Cabral. Mas, lembre-se: oficialmente, Cabral ainda é o nosso "descobridor".
*Você sabia que o Big Ben, o famoso relógio da capital inglesa, foi construído em homenagem ao ministro das Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito muito alto, Benjamin Taylor tinha o apelido de Big Ben.
*Você sabia que o primeiro presidente civil do Brasil, o paulista Prudente de Morais foi recebido no Rio de Janeiro, a capital, com enorme má vontade. Apelidaram-no até de "Biriba", compararando sua barbicha à do macaco de barba do zoológico do Barão de Drumond, o inventor do Jogo do Bicho. O presidente se reuniu com jornalistas locais, para quebrar o gelo, e se definiu assim:
- Sou prudente no nome, prudente por princípios e prudente por hábito...
No dia seguinte, os jornais do Rio o rebatizaram: "Prudente Demais".
*O ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, foi o primeiro na história brasileira a ser eleito duas vezes consecutivas. Nos Estados Unidos, o ex-presidente Franklin Roosevelt foi reeleito três vezes consecutivas.
domingo, 9 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário