sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Curiosidades

*Os campeões de permanência no poder
O governante que mais tempo se manteve no poder no mundo ocidental foi o rei Luís XIV, manteve-se no trono durante 72 anos. Seguindo o monarca francês vem Francisco José, do Império Austro-húngaro, que reinou 68 anos. Em terceiro lugar está Vitória, rainha da Grã-Bretanha, que ostentou sua coroa por 64 anos.
*Os primeiros escravos no Brasil
Os primeiros escravos negros foram trazidos para o Brasil em 1538 por um certo Jorge Lopes Bixorda. Calcula-se que, desde então e até 1865, quando o tráfico foi finalmente proibido, entraram no país cerca de 15 milhões de escravos.
*Introdução da iluminação pública
A primeira cidade a ter iluminação pública na América Latina foi Campos, Estado do Rio de Janeiro. As luzes de suas ruas acenderam-se no dia 24 de julho de 1883. A segunda cidade brasileira a substituir os lampiões de gás foi Juiz de Fora, Minas Gerais, em 5 de setembro de 1889
*Primeira brasileira na política
A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no Rio Grande do Norte, apesar da proibição de que mulheres se envolvessem em política. Sua vitória foi possível apenas depois de um recurso judicial.
*Os primeiros cursos de Direito do País
11 de agosto de 1827, foi neste dia que Dom Pedro I promulgou a lei que criou os dois primeiros cursos superiores do País, que ofereciam formação jurídica. Até então, os brasileiros e os filhos de portugueses que desejassem prosseguir os seus estudos de 3º grau precisavam ir à Europa. Os locais escolhidos para sediar as faculdades foram a Faculdade do Largo São Francisco em São Paulo e, em Olinda, o convento de São Bento. Hoje, a Faculdade de Olinda está no Recife e pertence à Universidade Federal de Pernambuco. Já em São Paulo, a Faculdade de Direito foi incorporada, em 1935, ao núcleo inicial da atual Universidade de São Paulo. Briga eterna: saber qual das duas foi a primeira faculdade do Brasil. Embora criadas pela mesma lei, os pernambucanos dizem que a deles é a mais antiga porque Dom Pedro I esteve lá antes de visitar a de São Paulo. Enquanto isso, em São Paulo, dizem que a faculdade mais antiga é a do Largo São Francisco porque lá foi ministrada a primeira aula, a aula inaugural dos Cursos Jurídicos no País, no dia 1º de março de 1828, às 4 h da tarde.
(Colaboração de Rafael Frasca)

Nenhum comentário: