segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Protesto em Brasília pede a Lula "vergonha na cara"

Karina Cardoso
Do CorreioWeb

04/08/200717h57-Cerca de 70 pessoas se reuniram no Aeroporto Internacional de Brasília, na tarde deste sábado, para protestar contra a conduta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à crise áerea. Vestidos de preto e com nariz de palhaço, os manifestantes exigiam ética e "vergonha na cara".

O movimento aconteceu simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Belém e Porto Alegre. O protesto começou por volta das 15h em frente ao aeroporto.

Nem a estátua de Santos Dummont - erguida próxima ao estacionamento - escapou. Foi vestida com bandeira do Brasil e nariz vermelho. Ao som de frases de revolta como "Fora Lula" e "Sua hora vai chegar", os manifestantes dirigiram-se ao saguão de entrada do aeroporto, onde cantaram o Hino Nacional. As pessoas deitaram-se no chão e fizeram um minuto de silencio pelas vítimas dos acidentes com aviões da Gol - em setembro do ano passado - e da TAM - em julho deste ano.

"Pedimos por ética, pois nosso País não merece tanta vergonha. A culpa do caos aéreo é sim do governo, porque Lula tem poder sobre a Infraero e a Anac", disse uma das organizadoras e representantes do Partido Vergonha na Cara (PVC), Cristiane Couto. "Há uma década o presidente já falava durante suas campanhas sobre a crise aérea e agora vem dizer que não sabia de nada?", desabafou a empresária Iara Klein Levy, que também integrou o grupo de manifestantes.

Depois de perder o marido de 54 anos no acidente com o Boeing da Gol em 2006, a funcinária pública do Ibama Eulália Machado de Carvalho mostrava indignação. "Já se passaram 11 meses e é como se nada tivesse acontecido. E agora com a trágédia da TAM, parece que esqueceram. O que aconteceu não é surpresa, muitas vidas estão indo embora", criticou.

Depois da pacífica manifestação no aeroporto, os integrantes do movimento saíram em carreata até a Esplanada dos Ministérios.

Nenhum comentário: