quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sinal amarelo!

Parado num semáforo encontro uma senhora com a mão estendida pedindo esmola. Pela aparência via-se que a mesma passava dos setenta. Não contei conversa, sabendo que nosso INSS aposenta qualquer pessoa em estado de miséria com um salário mínimo, e achando que a mesma estava com malandragem, perguntei: “Quer se aposentar para sair da rua?” Ela fitou-me e com um olhar profundo respondendo que tinha quarenta e seis anos. O arrependimento veio rápido! Aquele olhar de súplica começou doer dentro de minha alma. Aquela aparência cansada e castigada pelo sol fez-me sentir o mais covarde dos homens. Uma nuvem de pensamentos invadiu minha cabeça. A mulher ali presente, deserdada pela sorte, sendo atacada por mim! Uma figura triste, onde o sol escaldante castigava impiedosamente, deixou-me uma lição de vida: as aparências enganam.
Estendi-lhe a mão com uma quantia em dinheiro, e aproveitando o sinal verde do semáforo, dei partida no carro, enquanto outro sinal de cor amarela, dentro de minha alma, avisava para ter mais cuidado nos meus julgamentos.

Nenhum comentário: