quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Origem da expressão Maria Preá.


Expressão utilizada para encerrar uma discussão. Conta o anedotário da cidade de Campos Sales que um antigo vigário foi flagrado pelo sacristão comendo a beata Maria Preá. A partir daí, o sacristão passou a chantagear o vigário:
- Seu vigário, estou precisando trocar os pneus de minha bicicleta...
- Meu filho, eu não tenho dinheiro...
- Seu vigário, olha a Maria Preá!!!
E o pobre do vigário dava um jeito de comprar os tais pneus.
Um belo dia, o vigário, em suas andanças pela periferia, flagrou o sacristão sendo enrabado por um garotão.
- Sacristão, que falta de vergonha é essa?
- Seu vigário, não conte nada a ninguém. O senhor não viu nada. E morreu Maria Preá!
Fonte: Dicionário de Cearês - Termos e expressões populares do Ceará, Marcus Gadelha, Clio Editora, 2010.

Nenhum comentário: