sábado, 21 de maio de 2011

A inveja,

Inveja entre irmãos
A inveja é um sentimento tão universal como nocivo. Todos, em diferentes graus, sofremos em algum momento de nossas vidas a sensação esmagadora de uma espontânea e incontrolável inveja. Mas o pior desse pecado não é o desejo da bolsa, sapatos ou esmalte da “amiga”, o mais frustrante e perigoso é almejar sua vida.
Segundo especialistas, curiosamente, não temos tendência de invejar a conta bancária da Giselle Bundchen ou a “vidinha” das irmãs Hilton, o que mais ansiamos é o que tem o amigo, o vizinho, o parente. Em definitivo, queremos o que têm as pessoas que vivem numa situação semelhante à nossa.
Isso é o que vem a dizer o prestigioso analista Sullivan Snack Harry em sua definição de inveja:
“é uma sensação de desconforto, determinada pela descoberta de que o outro tem algo que nós sentimos que deveríamos ter. Se esse outro é um ser próximo, o sentimento é mais agudo”.
Pesquisas demonstram que 62% dos invejosos assumidos vêm da própria família, especificamente dos irmãos (11% irmãos homens, 51% de irmãs mulheres). Este sentimento aparece com algumas variações de acordo à educação, condição social e auto-estima dos entrevistados.
Suas demandas demonstram suas carências
O discurso do irmão invejoso (maioria do sexo feminino) é repetitivo e compulsivo sobre o que inveja. É coberto com uma falsa preocupação pelo bem-estar da pessoa invejada. Na verdade a invejosa disfarça seu sentimento em um nobre interesse no bem-estar do invejado, buscando com isso obter o seu próprio benefício.
Conseguimos descobrir quais são suas deficiências a partir do que almeja.
Temas de inveja:
• Entre os temas mais comuns que despertam inveja, a primeira é, sem dúvida, o amor. Quando ambos têm uma relação estável, vêm às comparações com a própria situação. Se o invejoso não tem, o sentimento piora.
• Os sucessos pessoais, profissionais ou acadêmicos, são uma importante fonte de inveja. Cada vitória do invejado representa um novo fracasso para o invejoso, pois ela não consegue igualar a façanha.
• As roupas, geralmente são motivo de inveja. Não significa necessariamente que o invejoso gosta do figurino, do simples fato do outro ter vem o incômodo.
• O físico é outra importante causa da inveja, especialmente nestes tempos em que a sociedade exige mulheres perfeitas, eternamente jovens e magras.
A variação da balança parece ser a faísca que ascende ou acalma a inveja. Esquisito, mas é verdade. A magreza ou gordura parece ser um dos parâmetros mais importantes na hora de invejar ou ser invejado
.
fonte: cantinho das casadas

Nenhum comentário: