sábado, 16 de maio de 2009

29 / 12 / 2005 Comissão da Câmara aprova fiscalização ambiental de manguezais no RN


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 14, a Proposta de Fiscalização e Controle 98/05, para apurar responsabilidades dos órgãos ambientais na degradação dos manguezais no estado do Rio Grande do Norte. A proposta, apresentada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA) e relatada pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), tem como alvo eventuais omissões do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Denúncias - Desde o final da década de 1990, a imprensa local divulga denúncias de suposto envolvimento de funcionários do Ibama na devastação de áreas de mangue do rio Potengi, provocada pelo crescimento da criação de camarões. As denúncias foram encaminhadas à comissão pela organização não-governamental SOS Mangue RN.

Fernando Gabeira apresentou planejamento das atividades, para que no prazo de 180 dias as investigações sejam concluídas com o apoio da Polícia Federal. Um grupo de parlamentares deverá ouvir in loco representantes do Ibama, da SOS Mangue RN e dos produtores de camarão. As reuniões ainda não foram agendadas. (Agência Câmara)
Pergunta do blog
Por que esta proposta foi abortada? Será que tinha gente grossa, do PT local, recebendo destas empresas devastadoras de mangues, multadas e anistiadas, alguma ajuda para campanhas políticas? Será Heeeeeeeim?
Quem souber alguma coisa, divulgue. Ajude moralizar nosso meio ambiente. Mande seu recardo.
O SOS Mangue/rn, através do telefone (84) 8706-0573, contato Sr. Rogério Câmara. Denuncie.

Nenhum comentário: