terça-feira, 2 de abril de 2013

FÁBULA!


Era uma vez um jovem pastor que tomava conta de ovelhas de todas as pessoas da aldeia onde ele vivia. Logo de manhã juntava as ovelhas dos vários donos e levava-as ao campo a pastar. E à noite chamava-as e conduzia-as novamente a casa.

Às vezes era agradável andar pelas colinas e o tempo passava depressa. Mas outros dias o rapaz ficava nervoso e aborrecido por não ter nada que fazer senão olhar para as ovelhas a pastar a erva fresca de manhã até à noite.

Certo dia, resolveu divertir-se.

- Um lobo! Um lobo! - gritou ele com toda a força. - Um lobo anda a atacar as ovelhas! Todos os camponeses saíram a correr de casa para o ajudar a afuguentar o lobo. Mas encontraram o rapaz a rir às gargalhadas com a cara de aflição deles.

O rapaz fez a mesma partida segunda e terceira vez e os camponeses corriam sempre para o ajudar. Então, numa tarde escura de Inverno, quando o rapaz se preparava para reunir as ovelhas e levá-las para casa, apareceu um lobo de verdade a rondar ali. O primeiro sinal foi o balir assustado das ovelhas. E, observando no escuro, viu um vulto cinzento rastejando em direcção ao rebanho. O lobo parecia enorme e ele só tinha o cajado para se defender. A gritar «Um lobo! Um lobo! Um lobo anda a atacar as ovelhas!», com toda a força dos seus pulmões, correu para a aldeia. Mas desta vez os camponeses não saíram de casa para dar caça ao lobo. Um ou dois ainda desviaram os olhos do que estavam a fazer ao ouvir aquele barulho, mas todos ou outros encolheram os ombros e disseram:

- Já não é a primeira vez que ele prega esta partida.

E antes que o rapaz conseguisse alguém para o ajudar, o lobo tinha levado todas as ovelhas.

Ninguém acredita num mentiroso mesmo que ele diga a verdade.

Fábula de Esopo

Nenhum comentário: