sábado, 3 de novembro de 2007
Conheça o cangaço
1776 - Morrem na forca Teodósio, Joaquim Gomes e José Gomes, o Cabeleira, que foi levado a vida cangaceira por seu próprio pai.O enforcamento ocorreu no Largo das Cinco Pontas em Recife (PE).
1822 - Lucas da Feira, filho de escravos, aos 15 anos foge e passa a viver escondido no mato. Chegou a formar um bando com cerca de 30 homens.
1830 - Lutas de família e revoltas políticas no Ceará e em Pernambuco.Os Cunhas e os Patacas, os Mourãos e os Moquecas, os Liberatos eos Guarabiras envolvem-se em brigas trágicas.
1848 - Lucas da Feira, ao ser preso, é levado à Corte Imperial, a pedido de D. Pedro II, que desejava conhecê-lo antes que fosse enforcado em Feira de Santana (BA).
1875 - Adolfo Meia-Noite, cangaceiro, nascido em Afogados da Ingazeira (PE), morre na Paraíba, em conflito com a Polícia.
1877 - Bandos de retirantes empurrados pela seca invadem e saqueiam povoados.João Calango organiza seu bando de cangaceiros.Jesuíno Brilhante, célebre cangaceiro, ataca comboios do governo que transportam alimentos e distribui tudo aos necessitados.Sua mulher e seus filhos sempre o acompanham.
1896 - Antonio Silvino entra para o cangaço após o assassinato de seu pai.Com a morte de Luiz Mansidão, Antonio Silvino torna-se o chefe do grupo.Fica famoso por sua coragem e valentia.Exige da Companhia “Great Western Railway” 30 contos de réis, para que a linha de trem passe em terras que diz serem de sua propriedade.Seu bando tem cerca de 10 integrantes, aumentando em certas ocasiões.Têm início as lutas contra a polícia e as autoridades.
1898 - Nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
1900 - Antonio Silvino afirma-se como chefe de um grupo de cangaceiros independentes, como Jesuíno Brilhante, Adolfo Meia Noite e outros.
1906 - As ações de Antonio Silvino voltam-se cada vez mais contra as autoridades locais.
1914 - Antonio Silvino é ferido e preso em Lagoa da Lage (PE) pelo Alferes Theophanes Ferraz Torres. Em 37, é libertado e não volta à vida cangaceira.O Padre Cícero torna-se vice-presidente do Estado do Ceará.Diminui a crise do açúcar e do algodão.
1916 - Aos 20 anos de idade, Sinhô Pereira e seu primo, Luiz Padre, juntam-se para vingar a morte de seu irmão e pai, respectivamente.
1919 - Luiz Padre, a pedido de Padre Cícero, larga o cangaço e vai para Goiás.
1920 - Virgulino Ferreira da Silva e seus irmãos Antonio e Ezequiel, após a morte de seu pai (1920), entram para o bando de Sinhô Pereira.
1922 - Em agosto, Lampião passa a comandar seu próprio bando.
1924 - Em Lagoa do Vieira (PE) Lampião é ferido no pé, o que lhe causa uma lesão para o resto da vida.
1925 - Em fevereiro, Lampião enfrenta volantes da Paraíba e Pernambuco no Serrote Preto-AL.Em agosto morre Livino e Lampião fica cego do olho direito.
1926 - Em Juazeiro do Norte-CE, recebe patente de Capitão do Batalhão Patriótico para combater a Coluna Prestes. Corisco, o Diabo Loiro, integra-se ao bando de Lampião e fica até dezembro.
1927 - Em janeiro, morre Antonio Ferreira, irmão de Lampião.Em novembro, o bando ataca a cidade de Mossoró (RN).
1928 - Em agosto, devido à grandes perseguições, e com seu grupo reduzido, Lampião abandona Pernambuco e cruza o Rio São Francisco, passando a agir na Bahia e em Sergipe.
1929 - Lampião e seu bando entram pacificamente na cidade de Capela-SE.Primeiro encontro com Maria Bonita, em Malhada do Caiçara, Sta. Brígida (BA)
1931 - Tiroteio na Fazenda Touro (BA), onde morre Ezequiel, irmão de Lampião.
1932 - Tiroteio da Maranduba (SE). Nascimento de Expedita, filha de Lampião e Maria Bonita.
1934 - Morte do Padre Cícero.
1936 - Maria Bonita é ferida em Serrinha do Catimbau próximo a Garanhuns (PE).
1937 - Combate na Lagoa do Crauá-SE.
1938 - Morte de Lampião, Maria Bonita, Enedina e mais oito cangaceiros numa emboscada na Fazenda Angico (SE).
1940 - Morte de Corisco. Dadá é ferida e presa, marcando o fim do Cangaço.
Antonio Amaury Corrêa de AraujoVera Ferreira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário